Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Brasil está entre os piores países em ranking de educação

Dados do Pisa 2015 mostram que o país ocupa posições finais em ciências, leitura e matemática.

Em 06/12/2016 15h44
Crédito da Imagem: OCDE
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Brasil não foi bem no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015, ranking internacional que avalia o desempenho de estudantes em ciências, leitura e matemática. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 6 de dezembro, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Pisa 2015 mediu o conhecimento de estudantes de 72 países. O Brasil ficou na 63ª posição em ciências, 59ª posição em leitura e na 65ª posição em matemática. Apesar de o Pisa avaliar 72 países, no ranking são considerados 70, pois Malásia e Cazaquistão não seguem as mesmas regras de amostragem dos demais países, o que não permite a comparação.

Em relação à pontuação, o Brasil obteve a média de 401 pontos em ciências, enquanto a média mundial é de 493. Em leitura, o país obteve 407 pontos, contra 493 dos países-membros da OCDE e, em matemática, o desempenho brasileiro foi de 377 pontos, também abaixo da média mundial, que foi 490.

Uma das razões do baixo desempenho do país pode ser as condições socioeconômicas. Enquanto no Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita considerado no Pisa é de 15,9 mil dólares, a média da OCDE é de 39,3 mil dólares por habitante. Os países-membros da organização também investem mais por estudantes dos 6 aos 15 anos, 90,3 mil dólares contra 38,2 mil dólares investidos pelo Brasil.

No entanto, o desempenho do Brasil é pior do que de países que investem menos por estudante, como o Uruguai e o México. O Chile, que tem gastos parecidos com o Brasil, também conseguiu desempenho superior nas três áreas avaliadas.

Veja abaixo o ranking dos melhores países por área:

CIÊNCIAS
1) Cingapura: 556 pontos
2) Japão: 538 pontos
2)  Estônia: 534 pontos
4) Taipei chinesa: 532 pontos
5) Finlândia: 531 pontos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

LEITURA
1) Cingapura: 535 pontos
2) Hong Kong (China): 527 pontos
2) Canadá: 527 pontos
4) Finlândia: 526 pontos
5) Irlanda: 521 pontos

MATEMÁTICA
1) Cingapura: 564 pontos
2) Hong Kong (China): 548 pontos
3) Macau (China): 544 pontos
4)  Taipei chinesa: 542 pontos
5) Japão: 532 pontos

Ranking completo Pisa 2015

MEC

O Ministério da Educação (MEC) realizou um seminário nesta quarta-feira para comentar os resultados do Pisa 2015. De acordo com o ministro Mendonça Filho, o resultado representa uma tragédia para o futuro dos jovens brasileiros. “O que pudemos constatar diante desses números é que a grande maioria desses jovens não tem o conhecimento mínimo necessário para exercer a cidadania de acordo com padrões do mundo globalizado no qual vivemos”, comentou o ministro.

A secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, ressaltou a importância de reformas no ensino, como a definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que está em discussão para o ensino médio e em fase final de elaboração para as demais etapas. Segundo a secretária, a BNCC vai orientar a formação dos professores, que é chave nesse processo.

Pisa

O Pisa avalia estudantes de escolas públicas e particulares a partir do 7º ano do ensino fundamental. Por meio de amostragem, os estudantes selecionados respondem questões sobre as três áreas avaliadas e preenchem um questionário sobre seu cotidiano escolar e familiar, além de relatarem experiências de aprendizagem.

No Brasil, participaram 23.141 estudantes de 841 escolas públicas e particulares de todos os estados. O exame foi aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para alunos com idade entre 15 anos e 3 meses (completos) e 16 anos e 2 meses (completos).