Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Área de um Polígono Regular

Matemática

PUBLICIDADE

Todo polígono regular pode ser inscrito em uma circunferência. Ao decompormos esse polígono notamos várias regiões triangulares, então se o polígono for decomposto em n triângulos basta calcularmos sua área e multiplicarmos pelo número de triângulos.

Obs.: O número de lados da figura é igual ao número de triângulos que compõem a figura.

No pentágono inscrito abaixo podemos notar que a altura de cada triângulo que o compõe corresponde ao apótema do polígono, podemos substituir a altura h pelo apótema a, na expressão que calcula a área de cada triângulo: 

 
Para calcular a área total basta multiplicarmos a expressão da área de cada triângulo pelo perímetro do polígono e dividir por dois como demonstra a expressão final:




Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Vamos calcular a área de um pentágono regular, onde cada lado mede 4m.

Já vimos que o pentágono é formado por cinco triângulos e vale lembrarmos que em qualquer polígono a soma dos ângulos externos é sempre igual a 360º. Para calcularmos o apótema deste triângulo devemos recorrer à relação trigonométrica tangente. Veja que o apótema divide a base em duas partes iguais.






A área total de um pentágono cujo lado mede 4 metros é de 27,5 m2.


Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Geometria Plana - Matemática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "Área de um Polígono Regular "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/area-um-poligono-regular.htm. Acesso em 28 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Você conhece as figuras equidecomponíveis? Através dessas figuras podemos calcular a área de qualquer polígono.
Os prismas são figuras tridimensionais que possuem duas bases paralelas e congruentes. A área de um prisma pode ser calculada com base em sua planificação.