PUBLICIDADE
O Romantismo é um estilo de época que pode ser considerado como delimitado no tempo, pois começou no final do século XVII e estendeu-se até a metade do século XX. Foi a primeira escola a romper com os valores clássicos (séculos XV e XVI), já que o Barroco (século XVII), embora tenha tentado, não conseguiu totalmente. A partir do surgimento do Romantismo, tudo o que se opunha ao clássico era classificado como romântico (termo utilizado para designar o que se associava ao Romantismo). A seguir, conheça as principais características dessas duas importantes escolas literárias: Classicismo e Romantismo.
Classicismo:
Inteligência
Razão
Objetividade
Impessoalidade
Cultivo da Antiguidade greco-romana (mitologia pagã)
Equilíbrio
Disciplina
Clareza
Ordem
Romantismo:
Sentimento
Sensibilidade
Subjetividade
Pessoalidade
Culto à Idade Média (cristianismo)
Arrebatamento
Exaltação
O homem do Classicismo era equilibrado, saudável, moralista e disciplinado. Demonstrando grande prazer pela vida em sociedade. O homem do Romantismo era cheio de traumas, indisciplinado, instável, egocêntrico, pessimista e sem preocupações morais. Era o herói individualista e solitário. Enquanto no Classicismo havia uma busca constante pela certeza e pelas verdades, no Romantismo, as certezas não existiam, o que levava o homem à insatisfação e à angústia.
A mulher clássica era inatingível, deusa, refletia o amor divino. A mulher romântica, apesar de não ter perdido totalmente sua divindade, já que era vista como um ser angelical, possuía outra face, a de sedutora.
O amor era outro ponto de discórdia, já que, no Classicismo, era visto como algo racional, enquanto no Romantismo, era sentimental e sensual, pois ele não era platônico (inatingível), podendo se materializar através da mulher fatal.
A natureza refletia “o espírito” dessas escolas literárias, pois a luz, o colorido, a alegria e a suavidade presentes no Classicismo eram refletidos nas artes. Da mesma forma que o lado sombrio e melancólico estava presente no Romantismo.
Espaços fechados e abandonados, como cemitérios e igrejas, ao lado de paisagens rudes e agrestes refletiam o estado de alma do Romantismo. Entretanto, o Classicismo preferia os locais abertos e as paisagens bucólicas.
Quanto ao aspecto formal, o Classicismo possuía versificação e métrica regulares (preferencialmente o soneto), com linguagem selecionada, por isso, pouco acessível. Em contrapartida, o verso livre (sem métrica e sem estrofação) e o verso branco (sem rima) estavam presentes na poesia romântica.
A partir de agora, sempre que houver necessidade de analisar as obras clássicas ou românticas, atente para as diferenças apresentadas.
Por Mayra Pavan
Graduada em Letras