Topo
pesquisar

Classicismo x Romantismo

Literatura

O Romantismo foi a primeira estética literária a romper com os fundamentos que regiam o Classicismo.
PUBLICIDADE

O Romantismo é um estilo de época que pode ser considerado como delimitado no tempo, pois começou no final do século XVII e estendeu-se até a metade do século XX.  Foi a primeira escola a romper com os valores clássicos (séculos XV e XVI), já que o Barroco (século XVII), embora tenha tentado, não conseguiu totalmente. A partir do surgimento do Romantismo, tudo o que se opunha ao clássico era classificado como romântico (termo utilizado para designar o que se associava ao Romantismo).  A seguir, conheça as principais características dessas duas importantes escolas literárias: Classicismo e Romantismo.  

Classicismo:

Inteligência

Razão

Objetividade

Impessoalidade

Cultivo da Antiguidade greco-romana (mitologia pagã)

Equilíbrio

Disciplina

Clareza

Ordem

Romantismo:

Sentimento

Sensibilidade

Subjetividade

Pessoalidade

Culto à Idade Média (cristianismo)

Arrebatamento

Exaltação

 O homem do Classicismo era equilibrado, saudável, moralista e disciplinado. Demonstrando grande prazer pela vida em sociedade. O homem do Romantismo era cheio de traumas, indisciplinado, instável, egocêntrico, pessimista e sem preocupações morais. Era o herói individualista e solitário. Enquanto no Classicismo havia uma busca constante pela certeza e pelas verdades, no Romantismo, as certezas não existiam, o que levava o homem à insatisfação e à angústia.

A mulher clássica era inatingível, deusa, refletia o amor divino. A mulher romântica, apesar de não ter perdido totalmente sua divindade, já que era vista como um ser angelical, possuía outra face, a de sedutora.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O amor era outro ponto de discórdia, já que, no Classicismo, era visto como algo racional, enquanto no Romantismo, era sentimental e sensual, pois ele não era platônico (inatingível), podendo se materializar através da mulher fatal.

A natureza refletia “o espírito” dessas escolas literárias, pois a luz, o colorido, a alegria e a suavidade presentes no Classicismo eram refletidos nas artes. Da mesma forma que o lado sombrio e melancólico estava presente no Romantismo.   

Espaços fechados e abandonados, como cemitérios e igrejas, ao lado de paisagens rudes e agrestes refletiam o estado de alma do Romantismo. Entretanto, o Classicismo preferia os locais abertos e as paisagens bucólicas.

Quanto ao aspecto formal, o Classicismo possuía versificação e métrica regulares (preferencialmente o soneto), com linguagem selecionada, por isso, pouco acessível. Em contrapartida, o verso livre (sem métrica e sem estrofação) e o verso branco (sem rima) estavam presentes na poesia romântica.

A partir de agora, sempre que houver necessidade de analisar as obras clássicas ou românticas, atente para as diferenças apresentadas.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Classicismo X Romantismo: enquanto um priorizava a luz e as paisagens alegres, o outro buscava a paisagem sombria e melancólica
Classicismo X Romantismo: enquanto um priorizava a luz e as paisagens alegres, o outro buscava a paisagem sombria e melancólica

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PAVAN, Mayra Gabriella de Rezende. "Classicismo x Romantismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/classicismo-x-romantismo.htm. Acesso em 16 de outubro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola