close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
Dança realizada no kabuki
Dança realizada no kabuki
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Kabuki é uma espécie de teatro japonês que se originou a partir do final do século XVI, por Izumo no Okuni. No real sentido da palavra, Kabuki significa canto, dança e habilidade, o que é popularmente dito como a arte do canto e da dança. Em 1629 o kabuki foi proibido pelo governo, pois nessa época o teatro fazia imitações ridículas da religião usando danças sensuais.

A característica marcante dessa espécie de teatro é a beleza do espetáculo e a extinção de atrizes. Somente pessoas do sexo masculino participam do kabuki e encenam qualquer tipo de papel, até mesmo os femininos. Outra característica forte do kabuki é que os repertórios são extensos e acumulativos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os palcos utilizados para a apressentação kabuki são mais baixos e mais largos que os palcos convencionais e as cortinas são feitas em algodão vermelho ou verde com preto. A música se faz presente em todo o momento, pois até mesmo no momento dos monólogos utilizam a música de fundo.

Chikamatsu Monzaemon foi um dos primeiros dramaturgos a escrever textos profissionais para o kabuki. Tornou-se popular pelos seus trabalhos influentes, sendo que o mais destacado de seus trabalhos foi Sonezaki Shinju (Os suicídios de amor em Sonezaki).

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Kabuki"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/japao/kabuki.htm. Acesso em 19 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Estude agora


Estatuto do Idoso

Estatuto do Idoso é a lei que promove a proteção aos idosos no Brasil. Veja isso e muito mais nesta videoaula do...

Hipermodernidade de Gilles Lipovetsky

A hipermodernidade é a sociedade marcada pelo imediatismo e pelo hiperconsumismo. Ficou curioso? Veja nesta videoaula...