Kabuki

Japão

PUBLICIDADE

O Kabuki é uma espécie de teatro japonês que se originou a partir do final do século XVI, por Izumo no Okuni. No real sentido da palavra, Kabuki significa canto, dança e habilidade, o que é popularmente dito como a arte do canto e da dança. Em 1629 o kabuki foi proibido pelo governo, pois nessa época o teatro fazia imitações ridículas da religião usando danças sensuais.

A característica marcante dessa espécie de teatro é a beleza do espetáculo e a extinção de atrizes. Somente pessoas do sexo masculino participam do kabuki e encenam qualquer tipo de papel, até mesmo os femininos. Outra característica forte do kabuki é que os repertórios são extensos e acumulativos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os palcos utilizados para a apressentação kabuki são mais baixos e mais largos que os palcos convencionais e as cortinas são feitas em algodão vermelho ou verde com preto. A música se faz presente em todo o momento, pois até mesmo no momento dos monólogos utilizam a música de fundo.

Chikamatsu Monzaemon foi um dos primeiros dramaturgos a escrever textos profissionais para o kabuki. Tornou-se popular pelos seus trabalhos influentes, sendo que o mais destacado de seus trabalhos foi Sonezaki Shinju (Os suicídios de amor em Sonezaki).

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Dança realizada no kabuki
Dança realizada no kabuki

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Kabuki"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/japao/kabuki.htm. Acesso em 21 de outubro de 2020.