Topo
pesquisar

Haja vista ou Haja visto?

Gramática

Haja vista ou haja visto? Tendo em vista que somente a primeira é a correta, ela representa uma expressão com a qual usualmente nos deparamos, sendo expressa somente no feminino e isenta de quaisquer flexões.
PUBLICIDADE

Por certo você tem interesse em ampliar seu conhecimento, haja vista a importância das habilidades requisitadas pela linguagem escrita, não é verdade?

Pois bem, como pôde perceber, há no enunciado uma expressão em destaque (haja vista) que representa o alvo de nossa discussão. Para tanto, analisemos outros enunciados em que essa mesma expressão se evidencia, só que flexionada. Observe:


A expressão “haja vista” se caracteriza como a adequada, pois, independentemente de quaisquer pormenores, apresenta-se como invariável.

Fazendo uma analogia entre os enunciados linguísticos, cumpre dizer que a expressão “haja vista” representa uma expressão verbal perifrástica, ou seja, desenvolvida, e que equivale à forma sintética “veja”. No que tange ao verbo haver, ele está flexionado e demarcado pela terceira pessoa do imperativo afirmativo.   

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, mediante tais pressupostos, torna-se imperioso ressaltarmos que a referida expressão somente se considera adequada quando está expressa no feminino, visto que equivale à “vista”, com o sentido de “olho”, e quando se mostra isenta de qualquer flexão (invariável, portanto). Logo, opte sempre por ela:

Haja vista os conhecimentos aqui adquiridos, faça bom uso deles sempre que necessário for.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Haja vista representa uma expressão que, de acordo com a forma adequada, somente é expressa no feminino
Haja vista representa uma expressão que, de acordo com a forma adequada, somente é expressa no feminino

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Haja vista ou Haja visto? "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/haja-vista-ou-haja-visto.htm. Acesso em 18 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola