Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A letra “Y”... vogal ou consoante?

Y uma semivogal
Y uma semivogal
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Quando nos atemos à letra em questão, o que nos ocorre de imediato é que esta passou a fazer parte de nosso alfabeto, tão logo se instaurou o novo acordo ortográfico. Entretanto, o objetivo que se evidencia no artigo presente é apontar acerca de mais alguns aspectos a ela relacionados, por sinal bastante recorrentes por alguns usuários do sistema linguístico: seria ela somente uma consoante? Ou em alguns casos funcionaria ora como vogal, ora como consoante?

No sentido de darmos vazão a tal questionamento, há que se ressaltar que, do ponto de vista fonético-fonológico, a consoante somente é articulada por intermédio de uma corrente de ar vinda dos pulmões, que ao chegar à cavidade bucal encontra obstáculos. O que ocorre de forma diferente com a vogal, uma vez que tal obstáculo não é identificado, pois a passagem de ar se dá de modo livre. Outro aspecto digno de nota é que a consoante precisa estar acompanhada de uma vogal para formar sílabas; a vogal não, uma vez que ela subsiste por si só. Fato este perfeitamente constatável em ca – de – a – do.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mediante tais pressupostos, temos elementos suficientes para constatarmos que em se tratando da fonologia (parte da gramática responsável por estudar os fonemas de uma língua) e quando se trata de fonemas (obviamente que estamos nos referindo a som), o y representa uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como “i”, permanecendo com este mesmo som nas palavras nas quais é utilizado, como é o caso de ioga. Separadas as sílabas de tal vocábulo temos: i – o – ga, fato que nos permite constatar que se trata de uma vogal. Já em leiaute, palavra aportuguesada originária do inglês layout, ela representa uma semivogal.

Eis que agora temos subsídios concretos para evidenciarmos que não são as letras que se classificam como vogais, consoantes ou semivogais, mas o som que elas apresentam é que recebem tais denominações.
 

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Gramática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "A letra “Y”... vogal ou consoante? "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/a-letra-y-vogal-ou-consoante.htm. Acesso em 12 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Qual a diferença entre os “porquês”?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Qual a diferença entre frase e oração?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Continente Americano: aspectos gerais e divisão territorial

Assista à nossa aula sobre o continente americano e conheça os aspectos marcantes da geografia desse território....

Adição e subtração de números complexos na forma algébrica

Nesta aula, vamos aprender como fazer a adição e a subtração de números complexos na forma algébrica.