Topo
pesquisar

Vulcão do Chile

Geografia

A erupção de um vulcão do Chile, o Puyehue, provocou o lançamento de uma imensa nuvem de fumaça vulcânica, gerando o cancelamento de voos e a retirada da população que vive próxima ao vulcão.
PUBLICIDADE

Um vulcão do Chile, denominado Puyehue, entrou em erupção no dia 4 de junho de 2011, lançando uma fumaça de gases vulcânicos de dez quilômetros de altura, conforme informações do Ministro de Mineração do Chile, Laurence Golborne. A última erupção desse vulcão foi em 1960.

Puyehue tem 2.240 metros de altura e integra o complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, localizado na Cordilheira dos Andes, estando a cerca de 950 quilômetros de distância da capital chilena, a cidade de Santiago. Essa região é pouco povoada, no entanto, a erupção do vulcão obrigou a retirada de mais de 3,5 mil pessoas do local.

Esse fato gerou outros transtornos, como por exemplo, a paralização das atividades turísticas em Bariloche (cidade argentina localizada a 100 quilômetros do vulcão) e o cancelamento de vários voos, inclusive no Brasil. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a fumaça do vulcão do Chile atingiu o espaço aéreo brasileiro no dia 7 de junho, mais precisamente na fronteira com o Uruguai.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As nuvens vulcânicas são extremamente prejudiciais para a realização de voos – caso entrem em contato com a aeronave, pode ocorrer a danificação das turbinas e até dos motores. Outros aspectos negativos são a falta de visibilidade e os gases tóxicos que são nocivos à saúde.

Autoridades chilenas estabeleceram alerta máximo na área do vulcão, de forma a evitar vítimas fatais e maiores danos materiais. O último vulcão do Chile que entrou em erupção foi o Chaitén, em 2008.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Erupção do vulcão Puyehue
Erupção do vulcão Puyehue

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Vulcão do Chile"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/vulcao-chile.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

A bandeira do Chile foi adotada em 1817 durante o processo de independência do país
História da América História do Chile
Magma endurecido e já petrificado
Geografia do Brasil Vulcanismo no Brasil
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola