Topo
pesquisar

Utah

Geografia

Utah é um dos mais importantes centros de transportes e telecomunicações da região oeste dos Estados Unidos.
PUBLICIDADE

Utah é um dos cinqüenta Estados americanos. Localizado na Região dos Estados das Montanhas Rochosas, o mesmo limita-se com os Estados de Nevada a oeste, Colorado a leste, Arizona ao sul e Wyoming e Idaho ao norte. Devido à sua posição geográfica estratégica, Utah é um dos mais importantes centros de transportes e telecomunicações da região oeste dos Estados Unidos.

Semelhantemente a muitos Estados, Utah foi primeiramente colonizado pelos espanhóis, que não se interessaram pela região. Com a independência do México, a mesma passou a fazer parte do país em 1821. Após a Guerra Mexicano-Americana, o território foi anexado aos Estados Unidos em 1848.

Os primeiros estadunidenses que se instalaram na região foram os mórmons, membros de um grupo religioso denominado Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e que até hoje possuem uma grande presença no mesmo. O Estado foi criado em 1850 pelo governo americano.

O maior lago dos Estados Unidos se localiza em Utah: o famoso Grande Lago Salgado. Devido ao fato de o mesmo não possuir drenos, suas águas são mais salgadas do que as do Oceano Pacífico. O Estado ainda possui uma significativa região desértica e outra coberta por florestas. As temperaturas médias no mesmo giram em torno de 20ºC no verão e -2ºC no inverno.

A cidade de Salt Lake City é o maior centro financeiro do Estado. A principal fonte de riqueza para o mesmo é o turismo; as principais atrações de Utah são os vários resorts de esqui e o Grande Lago Salgado. Os setores de transportes e telecomunicações também possuem uma significativa contribuição para a economia do Estado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Salt Lake City
Salt Lake City

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Utah"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/utah.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola