Topo
pesquisar

Richard Hartshorne

Geografia

Richard Hartshorne consagrou-se como um geógrafo clássico, com importantes contribuições no campo da epistemologia da Geografia.
PUBLICIDADE

Richard Hartshorne (1899-1992) foi um geógrafo estadunidense muito conhecido pela ampla difusão de suas principais obras: A Natureza da Geografia e Propósitos e Natureza da Geografia. Trata-se de um dos principais nomes dessa ciência, com uma vasta obra que deixou um importante legado, incluindo conceitos e observações ainda hoje empregados.

Hartshorne foi o grande responsável pela sistematização e difusão da epistemologia da Geografia em seu país, sendo um profundo leitor e seguidor dos ideais do geógrafo alemão Alfred Hettner, traduzindo para o inglês várias das obras de Hettner.

De acordo com Hettner, a Geografia não deveria ser a ciência que busca estudar as relações entre homem e meio, como faziam os franceses e os alemães da Geografia Clássica. Para ele, o objetivo dessa ciência deveria ser o de realizar a diferenciação de áreas, avaliando suas características gerais e específicas, a fim de entender o seu espaço dentro de sua singularidade.

Seguindo essa perspectiva, Hartshorne defendia que a Geografia deveria se preocupar em entender como os fenômenos se combinam na superfície terrestre, integrando em um mesmo viés os elementos naturais e humanos. Em síntese, a Geografia para ele deveria ser entendida como a ciência que estuda os diversos aspectos da superfície terrestre, partindo do critério da diferenciação de áreas.

Além de conseguir elaborar uma perspectiva integradora entre o espaço humano e o espaço físico, Hartshorne também teve o mérito de integrar, de certa forma, a Geografia Geral com a Geografia Regional. Isso porque ele defendia que existiam características específicas dos lugares, mas que também havia condições gerais que as integravam, formando uma espécie de teia ou de rede que interligava as diferentes localidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra importante contribuição consistiu na elaboração e aplicação do conceito de região. Para ele, região não era uma realidade presente em si mesma no espaço, mas uma elaboração intelectual humana para compreendê-lo. Tal concepção deve-se, sobretudo, à influência do pensamento de Kant, que defendia que os conceitos não existem a priori da compreensão humana.

A partir disso, entendeu-se o conceito de regionalização ou divisão regional como sendo um sistema de classificação elaborado cientificamente para atender a um determinado objetivo em uma pesquisa ou em um estudo detalhado sobre as diferentes partes de uma mesma área, espaço ou território.

A importância do pensamento de Hartshorne, entre outros aspectos, esteve em realizar uma nova interpretação da Geografia e proporcionar a elaboração de bases teórico-conceituais que instruíram o pensamento geográfico posterior, com destaque para a linha de pensamento que mais tarde veio a ser conhecida por Nova Geografia.


__________________________________
¹ Créditos da imagem: University of Wisconsin-Madison


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Richard Hartshorne, um dos principais nomes da Geografia ¹
Richard Hartshorne, um dos principais nomes da Geografia ¹

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Richard Hartshorne"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/richard-hartshorne.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola