Topo
pesquisar

O esgotamento de alguns minérios

Geografia

A intensa extração de alguns recursos minerais gera preocupações porque pode levar a um esgotamento de alguns minérios.
PUBLICIDADE

A palavra minério é derivada do latim, que significa minera, é um recurso natural extraído do subsolo que pode ter origem orgânica e inorgânica, o mesmo é de grande valia para a humanidade, uma vez que são transformados em instrumentos e objetos úteis ao homem.

Os minérios são fundamentais para todos os países, tendo em vista que favorecem o desenvolvimento industrial-econômico, pois as matérias-primas extraídas da natureza são transformadas em mercadorias (carros, eletrodomésticos, máquinas e muitos outros).

Nos últimos dois séculos a extração dos recursos minerais tornou-se mais intensa, retirando volumes cada vez maiores da natureza. A preocupação é que a maioria desses recursos não são renováveis, ou seja, não são repostos pela natureza) isso implica em um esgotamento de determinados minérios. Se o ritmo de extração continuar como está, a humanidade certamente verá alguns minérios extinguir-se. Com base em reservas existentes hoje, determinados recursos minerais já possuem uma possível data para se esgotar, dentre eles podemos citar o ouro, o estanho e o níquel.

Ouro é um tipo de minério metálico de grande valor econômico que, após sua extração,  é beneficiado e se torna matéria-prima utilizada na confecção de peças de uso pessoal, como joias e relógios. Esse recurso valioso serve como fonte de reserva de riquezas para diversos países. Porém, estimativas revelam que as reservas de ouro devem findar-se por volta do ano de 2020.

O estanho é extraído a partir de um minério denominado de cassiterita, que tem seu uso difundido na construção de estátuas, medalhas, além de ser usado para revestir as latas de conservas e de óleo, é também utilizado na fabricação do cobre. Apesar de sua grande relevância, especialmente para as indústrias, as estimativas são de que esse material esgote por volta do ano de 2020.

O níquel tem grande valorização no setor industrial, por ser bastante resistente a processos corrosivos. É usado na confecção de moedas, para revestimento de outros metais (é comum em torneiras de banheiro e cozinha). A data prevista para o fim das reservas de níquel no planeta é em torno de 2050. Esses são alguns exemplos, porém existem outros não citados, como o petróleo, o qual muitos cientistas afirmam que acabará por volta de 2070.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola

No futuro, a procura por determinados minerais será inútil
No futuro, a procura por determinados minerais será inútil

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "O esgotamento de alguns minérios"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-esgotamento-alguns-minerios.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola