Topo
pesquisar

Michigan

Geografia

O estado americano de Michigan é conhecido como o Estado dos Grandes Lagos, pois ele possui cerca de 11 mil lagos e muitos rios.
PUBLICIDADE

Michigan é um Estado americano localizado na região centro-oeste do país. O mesmo é conhecido como “The Great Lakes State” (o Estado dos Grandes Lagos), uma vez que se limita com o Lago Superior ao norte, Lago Huron a leste, Lago Michigan a oeste, além dos Estados de Indiana e Ohio ao sul. A região do Estado era de posse da França até 1764, quando foi cedida para o Reino Unido. Após a Guerra de Independência dos Estados Unidos em 1783, o território passou para o controle dos americanos, que criaram o Estado de Michigan em 26 de janeiro de 1837.

O mesmo é dividido em duas penínsulas; a Península Superior é bem menos povoada do que a Península Inferior. Michigan possui cerca de 11 mil lagos e muitos rios; suas florestas cobrem cerca de metade de seu território. Em razão da grande quantidade de massas de água, suas temperaturas costumam ser mais amenas no verão (médias de 22ºC) e bastante baixas no inverno (médias de -6ºC), principalmente na região norte do Estado.

Michigan é um dos mais importantes pólos da indústria automobilística do mundo; o Estado é o maior produtor de automóveis, ônibus e caminhões dos Estados Unidos. Sua maior cidade, Detroit, é considerada a capital do automóvel. Outras importantes fontes de riqueza para o Estado são os serviços comunitários e pessoais, a agropecuária e a extração mineral.

Sua população vem crescendo de forma significativa nos últimos anos, principalmente em razão da imigração. Seus maiores grupos étnicos são os alemães, poloneses, irlandeses, afro-americanos e ingleses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Detroit, a capital do automóvel
Detroit, a capital do automóvel

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Michigan"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/michigan.htm. Acesso em 20 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola