Topo
pesquisar

David Harvey

Geografia

David Harvey é considerado um dos maiores nomes do pensamento geográfico da atualidade.
O geógrafo David Harvey
O geógrafo David Harvey
PUBLICIDADE

David Harvey é um geógrafo britânico nascido em 1935, formado pela Universidade de Cambridge e professor da Universidade da Cidade de Nova York. De orientação marxista, Harvey é um dos principais nomes da Geografia Humana contemporânea, tendo sido agraciado em 1995 com o Prêmio Vautrin Lud, o Nobel da Geografia.

Entre as obras de David Harvey mais famosas e difundidas, destacam-se: A Justiça Social e a Cidade, Condição Pós-Moderna, Espaços de Esperança e A Produção Capitalista do Espaço. Atualmente, o autor vem trabalhando em uma série de livros voltados para a análise e compreensão de O Capital, de Karl Marx.

Harvey começou a destacar-se no cenário intelectual geográfico já nos anos 1960, com a publicação da obra Explanation In Geography, na qual adotava um discurso mais próximo à Geografia Quantitativa, então em voga na época. Posteriormente, o autor inclinou-se para os estudos urbanos, adotando uma postura marxista mais condizente com a corrente de pensamento que passou a dominar o pensamento geográfico a partir dos anos 1970, a Geografia Crítica.

Uma das premissas básicas dos trabalhos desse autor é a centralidade da teoria. Para ele, não há uma satisfatória análise do espaço geográfico e das transformações a ele referentes se não há uma base teórica que a sustente. Nesse sentido, um dos seus objetivos em todo o percurso intelectual foi o de compreender o funcionamento e a dinâmica espacial do sistema capitalista e sua função nas relações sociais contemporâneas.

Outro importante mérito dos estudos de David Harvey foi abordar a ideia de espaço que distingue as concepções de espaço absoluto (cartesiano), espaço relativo (inspirado nas contribuições de Albert Einstein) e o espaço relacional, incorporando elementos filosóficos que se afastam das medições exatas e englobam as relações de possibilidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em evolução a esse raciocínio, o geógrafo britânico desenvolveu um dos mais importantes conceitos do pensamento geográfico das últimas décadas: a compressão espaço-tempo. Na esteira dessa concepção, ele foi capaz de visualizar a dinâmica nascente no contexto da Globalização de superação das distâncias, em que as transformações técnicas e tecnológicas foram capazes de acelerar os acontecimentos e os níveis de produção econômica e integração política.

Com sua posição política de esquerda, muito influenciada pelos pensamentos de Karl Marx e Henri Lefebvre, David Harvey constituiu uma Geografia Urbana e Econômica de contestação ao pensamento neoliberal e ao sistema capitalista como um todo, buscando expressar e denunciar a forma com que as contradições sociais manifestam-se no espaço geográfico.

A obra intelectual e científica de David Harvey é extremamente difundida e elogiada em todo o mundo, o que demonstra a relevância de suas contribuições teóricas e pragmáticas. Os seus estudos são – ao lado de nomes como Horácio Capel, Paul Claval, Doreen Massey, Milton Santos e muitos outros – um dos mais proeminentes das últimas décadas no contexto do pensamento geográfico.

_________________________

* Créditos da Imagem: Beao / Wikimedia Commons


Por Rodolfo Alves Pena
​Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "David Harvey"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/david-harvey.htm. Acesso em 22 de agosto de 2019.

O marxismo defende a organização do proletariado pelo fim das desigualdades do capitalismo
Sociologia Marxismo
O geógrafo Milton Santos¹
Geografia Milton Santos
Josué de Castro, um dos principais pensadores da Geografia
Geografia Josué de Castro
Aziz Nacib Ab'Saber foi um importante geógrafo que desenvolveu estudos sobre o espaço brasileiro
Geografia Aziz Ab'Saber
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola