PUBLICIDADE
O álcool é um composto orgânico formado por um ou mais grupos oxidrila (OH) ligado a átomos de carbono saturados. Os álcoois mais comuns no nosso cotidiano são o metanol e o etanol, sendo empregados como combustíveis e reagentes químicos. O etanol combustível é obtido, principalmente, por meio da fermentação da cana-de-açúcar.
O processo utilizado durante a produção do álcool pode gerar substâncias com maior ou menor teor de concentração. A destilação simples ou fracionada de etanol e água resulta numa concentração máxima de 95%.
Já o álcool absoluto, também chamado de álcool puro, é oriundo da destilação de etanol e o tratamento com benzeno, fato que proporciona uma substância altamente concentrada: 100% ou próximo disso. Essa substância é incolor e seu estado físico é o líquido.
Esse produto é altamente inflamável e, caso derramado sobre o solo, pode causar a contaminação do lençol freático. O álcool absoluto deve ficar fora do alcance de crianças, e a forma adequada de armazenamento é em tanques metálicos aterrados e protegidos contra descargas atmosféricas.
Em virtude da sua alta concentração, o álcool absoluto possui um valor comercial muito superior ao álcool comum. Sua utilização é restrita, sendo empregado no preparo de fórmulas farmacêuticas e de cosméticos.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia