close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fome e Subnutrição

Milhões de pessoas no mundo estão em condições de pobreza e miséria, o que tem como consequência a fome e a subnutrição.

Pessoas em situação de miséria que passam fome e situação de desnutrição. As crianças são as mais atingidas
Pessoas em situação de miséria que passam fome e situação de desnutrição. As crianças são as mais atingidas
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A fome e a subnutrição são problemas que atingem os países mais pobres do globo. São consequência das desigualdades sociais (causadas pela má administração dos governos desses locais) e de uma situação crítica econômica que se arrasta há muitas décadas nesses países, atingindo milhões de pessoas no mundo todo.

A fome é a situação na qual a alimentação que o indivíduo consome não é suficiente para o gasto energético das atividades básicas diárias. Em muitos casos de pobreza extrema, uma pessoa fica dias sem ter o que comer ou ingere pouca quantidade de alimento. Pode ser comprovada pela relação peso e altura em um indivíduo cujo Índice de massa Corporal (IMC) esteja abaixo de 18%.

Já a subnutrição é a consequência da pouca ou nenhuma ingestão de alimentos que são fontes de minerais, vitaminas e energia para que uma pessoa cresça e desenvolva o corpo e o cérebro, especialmente bebês e crianças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A subnutrição e a fome podem levar à morte, pois a carência de nutrientes no organismo o deixa suscetível a diversas doenças. Também podem levar à incapacidade de realizar tarefas simples, levando a pessoa a um quadro de dificuldade mental.

Alguns países do mundo sofrem mais com problemas relacionados à falta de alimentos causados pela pobreza, como alguns países pobres da África, Ásia e América do Sul.

Junto com o problema da fome e da subnutrição, há a pobreza, a falta de saneamento básico (água e esgoto) e a falta de remédios e médicos – quadro que agrava a situação.

A solução para esse problema tão sério é o investimento em políticas que deem suporte econômico e social a esses países que se mantêm na linha da pobreza.


Por Suelen Alonso
Mestre em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALONSO, Suelen. "Fome e Subnutrição"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-fome-subnutricao.htm. Acesso em 28 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Qual o setor econômico é a base da economia no Brasil

Por Maria dos reis da silva santos Silva santos
Responder
Ver respostas

porque o periodo entre 1890 e 1930 é marcado por um grande volume de imigrantes europeus

Por YASMIN MONFORTE REZENDE
Responder
Ver respostas

Estude agora


Pré-Enem | Corrente elétrica, leis de Ohm e circuitos elétricos

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...

E se atacassem uma usina nuclear?

Com os recentes conflitos bélicos na região da Ucrânia, esta dúvida tem surgido nos noticiários. Mas qual seria a...