PUBLICIDADE
A fome e a subnutrição são problemas que atingem os países mais pobres do globo. São consequência das desigualdades sociais (causadas pela má administração dos governos desses locais) e de uma situação crítica econômica que se arrasta há muitas décadas nesses países, atingindo milhões de pessoas no mundo todo.
A fome é a situação na qual a alimentação que o indivíduo consome não é suficiente para o gasto energético das atividades básicas diárias. Em muitos casos de pobreza extrema, uma pessoa fica dias sem ter o que comer ou ingere pouca quantidade de alimento. Pode ser comprovada pela relação peso e altura em um indivíduo cujo Índice de massa Corporal (IMC) esteja abaixo de 18%.
Já a subnutrição é a consequência da pouca ou nenhuma ingestão de alimentos que são fontes de minerais, vitaminas e energia para que uma pessoa cresça e desenvolva o corpo e o cérebro, especialmente bebês e crianças.
A subnutrição e a fome podem levar à morte, pois a carência de nutrientes no organismo o deixa suscetível a diversas doenças. Também podem levar à incapacidade de realizar tarefas simples, levando a pessoa a um quadro de dificuldade mental.
Alguns países do mundo sofrem mais com problemas relacionados à falta de alimentos causados pela pobreza, como alguns países pobres da África, Ásia e América do Sul.
Junto com o problema da fome e da subnutrição, há a pobreza, a falta de saneamento básico (água e esgoto) e a falta de remédios e médicos – quadro que agrava a situação.
A solução para esse problema tão sério é o investimento em políticas que deem suporte econômico e social a esses países que se mantêm na linha da pobreza.
Por Suelen Alonso
Mestre em Geografia