Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

5 formas de estudar Geografia sem ler livros

5 formas de estudar Geografia sem ler livros são por meio dos jogos, dos passeios, das fotografias, do acesso a jornais, revistas e redes sociais e dos próprios questionamentos.

Menina olhando um mini mapa-múndi com uma lupa.
Veja como estudar Geografia pode ser divertido e mudar sua forma de ver o mundo
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Dá pra estudar Geografia sem ler livros? Bom, essa é a ciência mais próxima do cotidiano que temos hoje, e há várias formas de ter uma aula prática pelo mundo para aprender. Esse estudo alternativo pode envolver passeios, assistir TV e até jogos de Geografia, por exemplo.

Tópicos deste artigo

O que é Geografia

A Geografia é a soma das palavras em latim geo (Terra) e grafia (descrição), ou seja, “descrição da Terra”, no sentido literal. É o campo de estudo que estuda a relação do ser humano com o ambiente que o cerca. Isso vale para a paisagem, relevo e relações políticas entre os próprios seres humanos.

Então, a Geografia não se limita à estrutura física do planeta (relevo, clima etc.), ela estuda, também, a relação entre as pessoas e onde elas vivem. É por isso que, se você observar com muito cuidado ao seu redor, a Geografia está presente.

O trabalho de um geógrafo pode envolver várias missões, como:

  • elaborar mapas;
  • analisar questões sociais;
  • estudar questões econômicas e ambientais;
  • desenvolver estatísticas populacionais;
  • criar planejamento urbano para diminuir o impacto ambiental;
  • estudar fluxos de migração;
  • entre outras.

Por que estudar Geografia?

Você já deve ter se pego pensando: “Para que vou usar Geografia no meu futuro?”. Aprender Geografia é uma forma de nos conscientizarmos sobre o mundo em que vivemos e nos conectarmos a ele.

Com a Geografia, você entende a História, a interação entre culturas e até mesmo como o clima influencia a forma que uma sociedade é. As civilizações não estão tão separadas quanto você imagina.

Não precisa ir tão longe para notar — o próprio Brasil é o exemplo perfeito. Já diria Darcy Ribeiro: “Existem vários Brasis dentro de um só.” A presença de diversos países em momentos diferentes do Brasil (Holanda, Portugal, Itália, Japão, entre vários outros) influenciaram diretamente na cultura de diversas regiões do país.

Como estudar Geografia sem usar livros

Já deu para entender que a Geografia está presente em nosso cotidiano. Então, nada mais justo que conseguir estudar essa disciplina no dia a dia sem precisar abrir um livro sequer!

Por isso, veja cinco formas de estudar Geografia que não envolvem a sala de aula.

1. Jogos de Geografia

Você já deve passar uma boa parte do tempo em frente a uma tela jogando (ou ao menos gostaria), não é mesmo? Então, por que não utilizar os games a seu favor?

Existe uma infinidade de jogos que desafiam o seu conhecimento e que podem te ajudar a estudar Geografia. Para quem está tendo dificuldade com mapas, estados ou países, os seguintes games podem ajudar:

  • Snappy Maps — quebra-cabeças virtuais que desafiam o jogador a colocar os estados e países no lugar correto.
  • Guess Countries — jogos onde o player precisa citar corretamente cada estado ou país.
  • Venture: Capital — nele, você precisa adivinhar as capitais de cada estado dos EUA.

2. Passeios

É hora de sair do sofá e dar uma volta. Você pode começar com uma volta pelo seu bairro. Quantas subidas e descidas sua rua tem? Passa um rio por ali? Qual a classe social das pessoas que vivem ali?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro bom passeio que pode ser uma rica — e divertida — forma de estudar Geografia são visitas a museus. Sejam de história de civilizações ou até mesmo sobre dinossauros, há muito o que se aprender e conhecer em museus.

Se quiser ir um pouco além, você pode visitar museus de Geologia, Astronomia ou até bisbilhotar um telescópio para dar uma olhada pelo Universo.

3. Fotografia

Agora é hora de tirar o celular do bolso, ligar a câmera e aprender Geografia. Olhar o mundo sob lentes fotográficas é uma forma de ampliar o seu olhar e mudar a forma como se observa uma paisagem, seja urbana ou natural.

Fotografe os ambientes pelos quais passa e depois tente observar coisas que às quais você normalmente não presta atenção. Você vai se surpreender com o que vai encontrar.

4. Assista a jornais, leia revistas e veja redes sociais

Informar-se e ter noção do que está acontecendo no mundo é essencial para estudar essa matéria. Notícias são o retrato da construção da Geografia. Se você parar para pensar, um conflito, guerra ou até mesmo o buraco na rua é o retrato de algo que essa ciência estuda.

No caso do conflito, ele pode ter sido causado por uma disputa social ou territorial antiga, por exemplo. Já o buraco pode estar ali por conta de uma erosão geológica ou até mesmo um rio que foi coberto com uma avenida.

O mesmo vale para as redes sociais, que são uma vitrine imensa de lugares e pessoas diferentes de você. Fora delas, talvez você não pudesse entrar em contato com essas novas paisagens e situações.

5. Questione

Não aceite tudo o que vê. Não entende por que existem pessoas em uma situação financeira diferente da que você conhece? Quer saber como sua avó italiana veio parar no Brasil? Acha curioso um bairro cheio de nipônicos na sua cidade?

Questione! Pergunte para quem chegou antes de você. Conheça as histórias, vivências e relatos de quem está ao seu redor.

São dicas que, basicamente, têm o objetivo de mudar a forma como você se enxerga no mundo.  Viu como estudar Geografia também pode ser divertido?

Por Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "5 formas de estudar Geografia sem ler livros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/5-formas-de-estudar-geografia-sem-ler-livros.htm. Acesso em 16 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Continente Americano: aspectos gerais e divisão territorial

Assista à nossa aula sobre o continente americano e conheça os aspectos marcantes da geografia desse território....

Adição e subtração de números complexos na forma algébrica

Nesta aula, vamos aprender como fazer a adição e a subtração de números complexos na forma algébrica.