PUBLICIDADE
Você tem um Vaso de Dewar?
Uma pergunta como essa causaria espanto em muitos e, por não saberem do que se trata, a resposta provavelmente seria não. Porém, certamente, você tem e usa um Vaso de Dewar em sua casa.
O Vaso de Dewar, popularmente conhecido como garrafa térmica, é um recipiente que tem como objetivo dificultar as trocas de calor com o meio externo. Ele foi construído pelo físico e químico escocês James Dewar, no século XIX, e inicialmente tinha o intuito de conservar soluções químicas em temperatura constante.
A garrafa térmica mantém a temperatura de um líquido colocado em seu interior por um longo tempo. Isso ocorre porque ela é construída de forma a minimizar as trocas de calor com o meio por condução (propagação de calor que ocorre pela transferência de energia entre as partículas que compõem o sistema), convecção (propagação de calor que ocorre nos fluidos, ocasionada pela diferença de densidade entre as partes componentes do sistema) e irradiação (propagação de calor entre sistemas sem que haja contato entre eles). Note como isso é possível:
- A parte interna da garrafa térmica é constituída por uma garrafa de vidro com paredes duplas. Entre essas paredes o ar é muito rarefeito, podendo ser considerado um quase vácuo. Dessa forma, as trocas de calor são minimizadas por condução.
- Para evitar a troca de calor por irradiação, a parte interna e externa da garrafa de vidro é espelhada. Dessa forma, os raios infravermelhos provenientes da irradiação são refletidos e a temperatura no interior da garrafa se mantém constante.
- A tampa, feita por um material isolante, evita a troca de calor por convecção.
Dessa forma, o Vaso de Dewar, ou simplesmente Garrafa Térmica, conserva a temperatura dos líquidos colocados em seu interior, sejam eles quentes ou frios.
Por Nathan Augusto
Graduado em Física