PUBLICIDADE
Sabemos que o espelho plano é uma superfície plana que reflete um raio luminoso em uma direção definida, ao invés de absorvê-lo ou espalhá-lo em todas as direções.
Em um espelho plano há a formação de uma única imagem, mas caso usemos mais de um espelho plano podemos obter a formação de múltiplas imagens a partir de um único objeto.
Vejamos a figura abaixo em que dois espelhos planos estão dispostos de modo a formar um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90º entre eles.
Dois espelhos em um ângulo reto formam 3 imagens do objeto
Podemos observar que cada espelho formará uma imagem do objeto (I1 e I2), além de uma imagem da imagem formada pelo outro espelho. Esta última imagem é formada no mesmo ponto por ambos os espelhos (I12). O número total de imagens formadas por este conjunto de espelhos é 3.
Para descobrir, ou seja, calcular o número de imagens formadas pela associação de dois espelhos colocados em um ângulo θ, temos a seguinte equação:
Onde:
n → é o número de imagens
θ → é o ângulo formado entre os dois espelhos planos
Caso o ângulo entre os espelhos seja 60º, teremos a formação de 5 imagens. Caso o ângulo entre os espelhos seja 0º teremos a formação de infinitas imagens.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola