PUBLICIDADE
Quando nos colocamos frente a um espelho plano, temos a impressão de que a nossa imagem se forma no próprio espelho. Mas o que realmente acontece é que nossa imagem se forma atrás do espelho, ou seja, há a formação de uma imagem virtual.
Dessa forma, podemos definir espelho plano como sendo uma superfície metálica muito bem polida. Geralmente, usa-se uma placa de vidro onde é depositada uma camada bem fina de prata ou alumínio numa das faces.
Na figura acima temos uma fonte pontual A, colocada em frente a um espelho plano. A fonte pontual A forma uma imagem A’, que pode ser vista por um observador, pois o raio refletido chega até seus olhos.
Pela construção da figura abaixo, afirma-se que o triângulo AIB é congruente ao triângulo A’IB, portanto, os segmentos AB e A’B também são congruentes. Isso quer dizer que o ponto objeto A e o ponto imagem A’ são simétricos em relação ao espelho plano.
Dessa forma, para obter geometricamente a imagem de um objeto pontual, basta traçar por ele, perpendicularmente ao espelho, uma reta e marcar simetricamente o ponto imagem.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física