Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Imagem de um objeto pontual

Física

Para determinar a imagem de um objeto pontual em um espelho plano basta traçar por ele uma reta e marcar simetricamente os pontos que representam o ponto imagem.
PUBLICIDADE

Quando nos colocamos frente a um espelho plano, temos a impressão de que a nossa imagem se forma no próprio espelho. Mas o que realmente acontece é que nossa imagem se forma atrás do espelho, ou seja, há a formação de uma imagem virtual.

Dessa forma, podemos definir espelho plano como sendo uma superfície metálica muito bem polida. Geralmente, usa-se uma placa de vidro onde é depositada uma camada bem fina de prata ou alumínio numa das faces.

Na figura acima temos uma fonte pontual A, colocada em frente a um espelho plano. A fonte pontual A forma uma imagem A’, que pode ser vista por um observador, pois o raio refletido chega até seus olhos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pela construção da figura abaixo, afirma-se que o triângulo AIB é congruente ao triângulo A’IB, portanto, os segmentos AB e A’B também são congruentes. Isso quer dizer que o ponto objeto A e o ponto imagem A’ são simétricos em relação ao espelho plano.

O triângulo AIB é congruente ao triângulo A’IB

Dessa forma, para obter geometricamente a imagem de um objeto pontual, basta traçar por ele, perpendicularmente ao espelho, uma reta e marcar simetricamente o ponto imagem.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

O observador vê a imagem A’ como se a fonte estivesse atrás do espelho. Isso ocorre por que o prolongamento do raio refletido Rr passa por A’
O observador vê a imagem A’ como se a fonte estivesse atrás do espelho. Isso ocorre por que o prolongamento do raio refletido Rr passa por A’

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Imagem de um objeto pontual"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/imagem-um-objeto-pontual.htm. Acesso em 24 de junho de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Como podemos definir um espelho plano?

a) É uma superfície ondulada sem polimento, onde os raios de luz, ao incidirem, são absorvidos.
b) É uma superfície metálica muito bem polida onde raios de luz, ao incidirem sobre ela, são refletidos.
c) São raios de luz incidentes cuja reta normal está contida em um mesmo plano.
d) São superfícies curvas onde vemos a formação da imagem de um objeto.
e) São superfícies planas opacas.

Questão 2

Das alternativas abaixo, marque a opção que contém pelo menos duas características da imagem de um objeto, fornecida por um espelho plano.

a) imagem virtual e direita
b) imagem real e virtual
c) imagem direita e invertida
d) imagem menor e real
e) imagem invertida e maior

Mais Questões
Artigos Relacionados
Verificando o número de imagens formadas entres espelhos paralelos
Reflexão, campo de visão, translação e rotação.
Veja aqui como ocorre a rotação de um espelho plano, ou seja, um espelho deslocado em relação a um objeto que está parado na sua frente.