Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Hádron ou Lépton

As partículas podem ser classificadas em termos das interações fundamentais a que estão sujeitas. As partículas que estão sujeitas a interação forte são chamadas de hádrons e as partículas que estão sujeitas a interação fraca são chamadas de léptons.

As partículas hádrons e léptons
As partículas hádrons e léptons
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Ao estudarmos a física de partículas nos depararemos com diferentes nomes para partículas, bem como o surgimento de cada uma delas. Em relação ao estudo das partículas, podemos classificá-las de acordo com a interação fundamental a que estão sujeitas.

Sabemos que em se tratando da interação gravitacional, todas as partículas estão sob sua ação, embora o efeito dessa interação não seja perceptível a essas partículas, ou seja, o efeito que elas sofrem é muito pequeno quando comparado com outras formas de interação. Desta forma, a interação gravitacional não é levada em consideração quando o estudo trata de partículas subatômicas.

Um tipo de interação que devemos levar em conta, em caso de necessidade, é a interação eletromagnética. Sabemos que esse tipo de interação age sobre todas as partículas que possuem carga elétrica.

Ainda em relação às citações das interações, resta-nos mencionar a interação forte e a interação fraca. A interação forte é um tipo de interação que faz com que os núcleons se mantenham unidos para formar os núcleos. A interação fraca está ligada ao decaimento beta e ligada também a processos semelhantes. Assim, podemos concluir que a interação forte age apenas sobre algumas partículas, já a interação fraca age sobre todas as partículas.

Portanto, podemos fazer a classificação das partículas tomando por base o efeito provocado pela interação forte sobre elas. Assim, chamamos de Hádrons as partículas que estão sob a ação da interação forte. Já as partículas que estão sob a ação da interação fraca são chamadas de Léptons.

As partículas que constituem os hádrons são os prótons, nêutrons e píons. As partículas que constituem os léptons são os elétrons e os neutrinos. Os hádrons podem ser subdivididos em mésons e bárions. Enquanto os mésons, como o píon, são bósons; os bárions, como o próton e o nêutron, são férmions.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Hádron ou Lépton"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/hadron-ou-lepton.htm. Acesso em 01 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual a primeira lei de Newton?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Qual a fórmula do sorvete?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

Viúva Negra: o contexto sociopolítico da criação da personagem

Uma das mais importantes peças dos Vingadores, a Viúva Negra (apresentada primeiramente na pele da personagem Natasha...