PUBLICIDADE
Pela experiência observa-se que quando uma pequena quantidade de água é colocada sobre a superfície de um vidro, ela se espalha e adere a ele. No entanto, se na mesma experiência trocarmos a pequena quantidade de água por uma porção equivalente de mercúrio, o resultado não será o mesmo, ou seja, o mercúrio não penetrará o vidro.
Se a água e o mercúrio são ambos líquidos, por que a água penetra (molha) o vidro e o mercúrio não?
Para responder a esse questionamento devemos entender e analisar a diferença entre as forças moleculares de coesão e de aderência.
Forças de Coesão: são forças moleculares de atração que fazem com que as moléculas do próprio líquido fiquem unidas;
Forças de Aderência: também conhecidas como força de adesão, é uma força atrativa que atua entre um líquido e a superfície de um sólido quando estes estão em contato direto.
Agora sabendo do que se tratam as forças de coesão e aderência, podemos voltar e responder de forma satisfatória ao nosso questionamento.
A pequena quantidade de água adere à superfície do vidro porque, nessa situação, as forças de aderência superam as forças de coesão e, assim, a água molha o vidro. No caso do mercúrio, ocorre o contrário, ou seja, as forças de coesão entre as moléculas do líquido superam as forças de aderência e, consequentemente, o mercúrio não adere/molha o vidro.
Por Nathan Augusto
Graduado em Física