Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Como Facilitar a Abertura da Tampa de um Vidro de Azeitonas

Azeitonas, o desassossego de alguns na cozinha
Azeitonas, o desassossego de alguns na cozinha
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Algumas pessoas sofrem na cozinha ao tentar preparar condimentos que possuem em sua composição a requisitada azeitona. O sofrimento citado está relacionado à dificuldade em abrir o vidro no qual as azeitonas se encontram acondicionadas.

Ao tentar abrir o vidro de azeitonas e não conseguir, recorra aos conhecimentos voltados à dilatação térmica dos sólidos, pois com eles você facilitará a sua vida na cozinha.

O recipiente que acondiciona as azeitonas e a tampa do mesmo são feitos de materiais diferentes, vidro e metal respectivamente.

A solução desse problema consiste em saber que o coeficiente de dilatação do metal é maior que o do vidro. Pois ao impor uma variação de temperatura de maneira que a tampa venha a ser suavemente aquecida, a mesma irá dilatar e o vidro também (pois se encontram juntos), como o coeficiente de dilatação dos metais são maiores que os dos vidros, a dilatação da tampa será maior e por consequência sua abertura se tornará facilitada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Trocando em “miúdos”, basta aproximar a tampa do vidro a uma chama do fogão (não é interessante que encoste) por alguns segundos, pronto! Agora é só tentar abrir, que estará mais fácil que inicialmente.

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Frederico Borges de Almeida Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges de. "Como Facilitar a Abertura da Tampa de um Vidro de Azeitonas "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/como-facilitar-abertura-tampa-um-vidro-azeitonas.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante