Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

10 dicas de viagem para as férias escolares

Planejar bem a viagem, decidir aonde ir e verificar o que levar são algumas das dicas para estudantes que vão viajar durante o período de férias.

Grupo com seis jovens estudantes segurando malas para viagem de férias.
Viagens nas férias escolares trazem novas experiências aos estudantes.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A seguir apresentamos 10 dicas de viagem para as férias escolares que podem fazer toda diferença para que esse tempo de descanso seja proveitoso para os estudantes.

Fazer uma viagem no período de descanso da escola pode agregar conhecimento e oferecer aprendizado aos alunos. Sendo assim, viagens nas férias escolares podem ser uma experiência rica e que agrega conhecimento aos jovens.

Leia também: Filmes para aprender nas férias escolares

Tópicos deste artigo

10 dicas de viagem para as férias escolares

Fazer uma viagem nas férias escolares é motivo de felicidade para os estudantes, mas, para que tudo dê certo, é fundamental que eles sigam dicas eficazes e seguras. Confira abaixo dez dicas de viagem para estudantes em férias escolares!

1) Pesquise sua viagem

Pesquisar sobre a viagem que será realizada nas férias escolares ajuda o estudante a ter tudo organizado para fazer uma viagem tranquila e segura.

Segundo Ananda Campolina do Valle, assessora pedagógica do Eduall, é interessante que o aluno realmente pesquise e tenha clareza sobre onde ele vai ficar, se é um local seguro, se ele vai ficar em um hotel ou hostel, onde ele vai ter mais contato com estrangeiros e como vão ser os traslados.

A sugestão da profissional é que o estudante pesquise textos ou vídeos que mostrem pontos turísticos do local da viagem, mas também algo da viagem na prática mesmo, inclusive os problemas e como resolvê-los.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2) Planeje sua viagem

Reggie Aguiar, do Grupo Positivo, ressalta que um planejamento eficaz é fundamental para uma viagem bem-sucedida.

A recomendação do profissional é que o estudante comece definindo seus interesses, por exemplo:

  • É apaixonado por História? Considere cidades com ricos contextos históricos.

  • Ama a natureza? Planeje uma viagem para reservas ecológicas.

“Uma vez decidido o destino, pesquise a fundo sobre o local, incluindo sua cultura, língua e principais atrações.”, sugere.

3) Decida aonde quer ir

Ananda Campolina do Valle recomenda que o aluno busque um ponto de interesse na viagem de férias escolares, como, por exemplo, a cultura ou o povo daquela região.

“Separe também os locais aonde quer ir, como parques de diversão, museus, lugares de jogos, praças e parques. Tudo isso vai contribuir para fixar não só esses aprendizados culturais, mas também os aprendizados linguísticos, que vêm junto durante a viagem.”, ressalta.

4) Verifique o que levar na viagem

Antes de separar o que vai levar na sua viagem de férias escolares, confira como estará o clima na cidade de destino. Assim, poderá escolher melhor as roupas, calçados e acessórios. Também separe dinheiro e documentos — itens essenciais para uma viagem de férias. Caso use, leve também os seus remédios.

5) Tenha responsabilidade na viagem

“Em uma viagem de férias escolares, embora explorar seja empolgante, sempre priorize sua segurança. Mantenha-se também informado sobre as leis e costumes locais dos lugares que visita. Viaje em grupo, se possível, e mantenha contatos de emergência à mão”, indica Reggie.

6) Aprenda na sua viagem

Reggie lembra que cada destino tem algo a ensinar, seja um museu em Paris, seja um sítio histórico em Minas Gerais ou um parque natural no sul.

“Use essas experiências para aprofundar seu entendimento sobre diferentes assuntos. Interaja com os locais, experimente novas comidas e mergulhe na cultura local. Por exemplo, essas experiências podem ser um ótimo material para seus ensaios universitários mais tarde”, analisa.

7) Faça um curso na sua viagem

De acordo com Reggie, as férias oferecem uma excelente oportunidade para os alunos se envolverem em aprendizados especializados por meio de programas de verão, cursos intensivos de idiomas ou cursos pré-universitários.

8) Trabalhe na sua viagem

Trabalhar durante as férias pode ser uma rica experiência na opinião de Reggie.

“Fazer um estágio durante as férias, seja em um ambiente corporativo, seja em um laboratório de pesquisa ou uma organização sem fins lucrativos, equipa os estudantes com habilidades do mundo real, aprofunda sua compreensão de um campo profissional em potencial e enriquece suas candidaturas universitárias, demonstrando sua iniciativa e compromisso com o crescimento pessoal”, comenta.

9) Valorize sua viagem

Viajar durante as férias escolares oferece uma experiência de aprendizado única. “Viajar expõe você a novas culturas, línguas e histórias, ajudando a desenvolver uma visão mais ampla do mundo.”, aconselha Reggie.

10) Documente sua viagem

Manter um diário de viagem ou um blog e guardar certificados e diplomas são dicas de como guardar os momentos incríveis que passará na viagem de férias escolares.

Para Reggie, documentar as experiências preserva memórias e ajuda o estudante a refletir sobre o que aprendeu. Além disso, na opinião do profissional, documentar a viagem pode ser um recurso valioso para declarações pessoais ao se candidatar a universidades.

Conforme o profissional explica, essa exposição não é apenas enriquecedora pessoalmente, mas também valorizada por universidades, programas de estágio e praticamente em todos os lugares, pois demonstra disposição para sair da zona de conforto e interagir com ambientes diversos.

Leia também: Dicas de roteiros turísticos para as férias escolares

Viagem nas férias escolares

Estudante de cabelos claros e óculos escuros sorri enquanto segura mapa de viagem.
Viajar nas férias escolas pode propiciar um momento de muita aquisição de conhecimento para estudantes.

Geralmente, as férias escolares dos alunos começam em meados de dezembro e se estendem até janeiro. Em julho, os estudantes também costumam ter férias. São esses os períodos nos quais as possibilidades de viagens aparecem.

As viagens de férias podem ser uma experiência rica para os estudantes. Reggie comenta que as viagens de férias podem ser uma incrível oportunidade de crescimento e aprendizado.

“Ao embarcar nessas aventuras chamadas viagens de férias escolares, lembre-se de que cada experiência contribui para moldá-lo como um indivíduo globalmente consciente, conhecedor e empático — qualidades altamente consideradas no mundo acadêmico”, ressalta a profissional.

Por que viajar nas férias escolares?

Mas é realmente necessário viajar nas férias escolares? Ananda Campolina do Valle, assessora pedagógica do Eduall, lembra que a experiência de viagem é importante e deve ser aproveitada, caso haja possibilidade financeira, pois o passeio vai contribuir para o desenvolvimento do aluno.

“Se o aluno tem interesse por um lugar e tem uma curiosidade em relação a esse local, se ele conseguir planejar essa viagem de uma forma segura e tem essa possibilidade financeira de chegar lá, é muito positivo”, opina.

Ananda, que oferece consultoria voltada para o bilinguismo, comenta que conseguir viajar para lugares onde se possa praticar uma segunda língua (como o inglês), por exemplo, é bastante frutífero.

“Se o aluno puder viajar para um lugar onde se fala inglês, ele vai estar imerso na língua nativa, nas expressões nativas, nos sotaques diferentes… Então, isso é muito interessante e, com certeza, vai trazer muitos resultados”, analisa.

Na viagem de férias, o estudante vai ser exposto a realidades e comunicações diferentes. De acordo com a consultora, isso é muito rico para o desenvolvimento desse aluno e para a apreensão de novos vocabulários e de conhecimento”, ressalta. 

Escritor do artigo
Escrito por: Silvia Tancredi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "10 dicas de viagem para as férias escolares"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ferias/dicas-viagem.htm. Acesso em 20 de julho de 2024.