Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Puberdade – aceleração das transformações físicas

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Por volta dos onze ou doze anos de idade as crianças entram numa fase a que denominamos puberdade, onde acontecem várias transformações corporais, devido aos hormônios existentes em nosso corpo. É a passagem da infância para a adolescência.

Essas mudanças não aparecem delimitadamente na mesma idade, mas varia de criança para criança, dependendo dos estímulos que recebe do seu próprio amadurecimento.

Normalmente, essas transformações não são bem aceitas ou incomodam muito os jovenzinhos, deixando-os mais tímidos.

Nos meninos, as mudanças mais evidentes são o nascimento de pêlos pretos pelo corpo, o timbre da voz que engrossa e desafina, o crescimento acelerado do corpo – chamado de fase do estirão, o aumento da massa muscular, cravos e espinhas apontando no rosto e a primeira ejaculação do pênis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nas meninas também acontece o aparecimento dos pêlos pretos, o crescimento dos seios, o alargamento dos quadris, o surgimento de cravos e espinhas e a menarca - primeira menstruação ocorrida.

Puberdade – Idade das transformações corporais
Puberdade – Idade das transformações corporais

Na verdade, esse período de mutação é o que caracteriza o desenvolvimento do corpo humano para a fecundação, indicando que estas poderão engravidar se mantiverem relações sexuais. Isso não quer dizer que a atividade sexual deva se iniciar nessa fase, pois estes ainda não possuem estruturas físicas nem emocionais para se tornarem pais. Mas essas mudanças são necessárias e acontecem como forma de preparar o corpo e a mente por mais alguns anos, até que a reprodução possa acontecer sem prejudicar o jovem e seu corpo.

Após essas transformações, se tornam mais centrados, mais envolvidos com as coisas dos adultos, vão percebendo e querendo participar de atividades que antes não faziam e não tinham interesse. É a ponte para o mundo dos adultos, onde sua percepção ao mundo que o cerca. O seu pensamento se modifica, tornando o jovem mais amadurecido.

Pro Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Escritor do artigo
Escrito por: Jussara de Barros Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Puberdade – aceleração das transformações físicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/puberdadeaceleracao-das-transformacoes-fisicas.htm. Acesso em 21 de abril de 2024.

De estudante para estudante