Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Curso gratuito do governo 2021

Educação

PUBLICIDADE

Com o crescente nível de capacitação exigido atualmente pelo mercado de trabalho, a população trabalhadora precisa estar constantemente se atualizando e aprendendo coisas novas. Domínios como letramento digital e até introdução à programação podem abrir inúmeras portas em 2021.

Em relação a novas tecnologias, como cursos sobre tabelas e fórmulas no Excel, apresentações no Powerpoint ou como fazer sumários no Word, a busca por aulas, tutoriais e cursos gratuitos na área de tecnologia cresceu muito.

Dentro do cenário acadêmico, não é diferente. Alunos e pesquisadores utilizam diversas plataformas para esclarecer suas dúvidas, como o que é monografia e TCC ou outros formatos de trabalhos acadêmicos e projetos.

Levando em consideração que podem existir algumas dúvidas sobre o assunto, hoje iremos dar uma olhada em alguns tópicos, como:

  • cursos gratuitos do governo;
  • sites de busca;
  • órgãos públicos que oferecem cursos;
  • como se inscrever.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Órgãos e instituições que oferecem cursos

Ao buscarmos por cursos gratuitos, a oferta é geralmente realizada pelo governo federal por meio de várias instituições, órgãos e parcerias.

Um grande exemplo de cursos de capacitação à distância gratuitos oferecidos pelo governo são graduações e pós-graduações nas mais diversas universidades estaduais ou federais espalhadas pelo Brasil.

Nessa realidade acadêmica, existem inúmeros cursos extracurriculares. Geralmente os alunos buscam videoaulas e palestras sobre regras da ABNT e normatização. As pesquisas incluem dúvidas como “o que é monografia”, “qual o espaçamento entre linhas usar em um projeto acadêmico”, entre outras.

Apesar dessa procura toda, com a situação acadêmica do Brasil neste momento de pandemia e com o ensino remoto, muitas pessoas têm optado por esperar este momento passar e ingressar em um curso superior após a normalização das atividades no país. Pensando nisso, o foco principal do artigo são cursos gratuitos de qualificação e atualização profissional.

Geralmente, ao buscarem por cursos de qualificação profissional online, as pessoas limitam-se a buscar em poucos lugares e por uma pequena variedade de cursos, ou seja, o que ocorre frequentemente é apenas buscar se o curso que você pensou está na lista dos disponíveis pelo Senac, por exemplo.

Contudo, são oferecidos diversos cursos à distância e presenciais pelos mais variados órgãos com fomento governamental. É importante consultar essas listas pela variedade de oportunidades e áreas que elas apresentam. A seguir listamos algumas instituições que oferecem cursos gratuitos pelo governo:

  1. Pronatec
  2. Escola Virtual do Governo
  3. Fundação Bradesco
  4. Faculdade Getúlio Vargas

Pronatec: vínculo com outros órgãos e instituições

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, ou simplesmente Pronatec, foi instituído no ano de 2011, pelo Ministério da Educação e Cultura, como uma forma de acesso ao ensino para estudantes e trabalhadores que desejam se qualificar profissionalmente.

O Pronatec é conhecido por seus cursos possuírem um alto nível de aplicabilidade e de introdução ao mercado de trabalho. Portanto, as modalidades oferecidas pelo programa possuem foco completo no mercado de trabalho e na qualificação profissional, o que atrai várias pessoas todos os anos.

É essencial ressaltar, também, que todos os cursos do Pronatec são integralmente gratuitos ou possuem bolsa auxílio. Além disso, possuem vínculo com diversas escolas técnicas e Serviços Nacionais de Aprendizagem, como o Senai, o Senac e o Senat.

Para o ano de 2021, alguns dos cursos que o Pronatec oferece de forma inicial e contínua são:

  • Assistente Administrativo
  • Barbeiro
  • Cabeleireiro
  • Chaveiro
  • Figurinista
  • Engenheiro Naval
  • Garçom
  • Inspetor Escolar
  • Jardineiro

Existem também diversos cursos técnicos oferecidos pela plataforma do Pronatec neste ano. Os técnicos contam com algumas atividades práticas complementares além das aulas, visando à aplicabilidade e ingresso no mercado de trabalho. Para se inscrever, basta entrar no site: pronatec.mec.gov.br/inscricao/.

Escola Virtual do Governo - EV.G

A Escola Virtual do Governo Federal atualmente é vinculada à Enap, ou Escola Nacional de Administração Pública. O órgão é considerado um serviço público e oferece diversos cursos gratuitos à distância que possuem enfoque em Administração Pública.

Os cursos disponibilizados pela Escola Virtual do Governo Federal são formulados e distribuídos por diversas instituições de educação e ensino.

Para se inscrever em algum dos cursos disponibilizados pela Escola Virtual, é necessário realizar cadastro no site escolavirtual.gov.br com o número do seu CPF e o seu endereço de e-mail. Após esses passos, você receberá um e-mail confirmando sua inscrição no site.

Dos cursos oferecidos pela plataforma da Escola Virtual do Governo Federal para o ano de 2021, podemos citar os seguintes:

  • Auditoria e Controle para Estatais
  • Atividade Correcional
  • Controle Social e Institucional de Gastos Públicos
  • Cidadania Fiscal
  • Gestão da Informação e Documentação

Como se pode ver, as modalidades disponíveis são mais direcionadas para a área da Administração Pública. No entanto, qualquer pessoa pode se inscrever e realizar qualquer um desses e diversos outros disponíveis no site escolavirtual.gov.br.

Cursos disponibilizados pela Fundação Bradesco

Outra instituição que oferece cursos online gratuitos de várias modalidades em sua plataforma online é o Bradesco, por meio da Fundação Bradesco.

A Escola Virtual da Fundação Bradesco foi criada há bastante tempo, no ano de 2001. Seu objetivo é oferecer cursos em variadas áreas, como finanças, tecnologia e educação.

A Fundação Bradesco oferece os chamados cursos livres. Segundo a legislação, cursos livres são aqueles que não necessitam de autorização do Ministério da Educação e Cultura para serem ministrados e nem de leis específicas para a sua realização.

O resultado disso é o oferecimento de cursos online de forma rápida e dinâmica pela Escola Virtual da Fundação Bradesco.

Ainda assim, a gama de cursos oferecidos pela Fundação é extensa:

  • Estratégia de Negócios
  • Introdução à Administração
  • Introdução à Gestão de Projetos
  • Análise de Balanços
  • Contabilidade Empresarial
  • Matemática Financeira

Além disso, existe uma certificação para cada módulo. Na página inicial do site da Escola Virtual, há uma área denominada Validação de Certificado. Basta acessar essa guia e seguir os passos estabelecidos para conseguir gerar um certificado.

Para garantir uma vaga na Escola Virtual da Fundação Bradesco, basta acessar o site ev.org.br e realizar o seu cadastro com CPF, e-mail e alguns outros dados. Após a realização desse cadastro, você já está habilitado para se matricular nos vários cursos oferecidos.

Fundação Getúlio Vargas - FGV

A FGV, como muitos sabem, é uma universidade privada localizada na cidade de São Paulo. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que a própria Fundação oferece inúmeros cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional, na modalidade online. Esses cursos são ofertados a partir de sua parceria com uma instituição chamada Open Education Global.

Para consultar os cursos disponíveis no momento é simples, basta acessar o site educacao-executiva.fgv.br/cursos/gratuitos.

Para consultar os cursos disponíveis no momento é simples, basta acessar o site educacao-executiva.fgv.br/cursos/gratuitos.

Atualmente, em 2021, o site indica que existem 124 cursos disponíveis de 10 áreas de interesse diferentes, como Educação e Humanidades, e Economia e Finanças. Os cursos oferecidos pelo site são disponibilizados em aulas online gravadas previamente, com duração e período de tempo variados.

Alguns dos cursos disponíveis pela plataforma no momento são:

  • Como Fazer Investimentos (1)
  • Como Fazer Investimentos (2)
  • Como Gastar Conscientemente
  • Como Planejar a Aposentadoria
  • Design Thinking Aplicado à Saúde
  • Direitos e Deveres do Cidadão em Tempos de COVID-19

Além desses, existem muitos outros cursos disponíveis na plataforma. Afinal, são mais de 100 formações diferentes e algumas delas com 12 horas de duração. O conteúdo é bastante completo e abrange variadas áreas, portanto é recomendável para qualquer um que queira aprender um pouco mais e melhorar o seu currículo.

Conclusão

Como vemos diariamente, a pandemia de covid-19 tem afetado de forma drástica vários setores da sociedade nos anos de 2020 e 2021 e, por consequência, a economia do país.

Uma ótima maneira de se atualizar e não ficar para trás num momento onde o mercado anda tão instável e concorrido é a realização de cursos gratuitos, que podem oferecer conhecimento e experiência em áreas bastante diferentes.

E mais, se você é já um aluno de graduação, independentemente da área, e tem dúvidas como “o que é monografia” ou “como usar regras da ABNT” de forma correta, existem diversas aulas, palestras e cursos gratuitos online que podem te salvar do aperto nessas horas.

Portanto, confira os sites ao longo do artigo, veja se eles lhe atraem, se você se encaixa como público-alvo em algum e não perca tempo: inscreva-se já neste ano de 2021!

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Curso gratuito do governo 2021"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/curso-gratuito-do-governo-2021.htm. Acesso em 15 de junho de 2021.