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Em Educação a Distância - EAD encontramos novos meios de fazer educação a partir dos recursos que estão dispostos para sua prática, ambientes cooperativos e colaborativos que se fazem necessários num espaço que requer interatividade como requisito para seu sucesso; também um tutorial que assume papéis diversos, os quais deverão ser norteados por um modelo de competências para o processo de construção do conhecimento, no que se refere suas potencialidades em todo percurso de efetivação de uma prática comprometida com um cenário real de sentimentos, emoções, atuações, contribuições, interações, diferenças, contextos.
Uma aprendizagem desconectada com o real, ou seja, a construção de um espaço sem significados no processo de construção do conhecimento poderá provocar perdas para aprendizagem, a partir da não constituição de comunidades de aprendizagem.
A falta de interatividade em rede provocará uma aprendizagem sem contexto, desarticulada em seu meio, no que se refere às intervenções reflexivas que se dão de maneira superficial, não situando os envolvidos no processo, o qual deveram assumir papel de protagonista. A aprendizagem acontecerá de forma desarticulada com as potencialidades que deveram aflorar num cenário, atual, que requer dinamismo na construção do conhecimento inviabilizando sua atuação enquanto ser de interações-modificações.
O planejamento a partir de um modelo de competências assume o compromisso com os envolvidos de forma que a contextualização as suas necessidades se faz presente na formação de um ser atuante em todo processo de construção de existência de sua atuação, enquanto sujeito protagonista de seu meio.
Ao contrário, o modelo estruturado se faz de forma desconectada com as reais necessidades dos sujeitos, público-alvo, em questão, no qual suas potencialidades surgem de forma desarticulada, em que competências e habilidades passam por despercebidas, logo pela falta de flexibilidade em sua elaboração, execução e controle.
Portanto, pensar em EAD a partir de um modelo de competências requer especialidade, logo o conceito de competências é complexo.
A articulação com as reais necessidades dos sujeitos envolvidos; o auto-respeito pelas diferenças, compartilhando vivências, as quais caracterizam-os; a valorização de uma formação norteada pela flexibilidade a partir de seu dinamismo, inerente ao meio em que se encontram, comprovam a utilidade de desenvolver uma prática por meio de competências na modalidade à distância.
Por Rodiney Marcelo
Colunista Brasil Escola