Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ioga

A ioga, que teve origem na Índia, é uma forte disciplina imposta sobre o corpo e a mente do homem. Há diferentes tipos de ioga, cada uma com uma ênfase.

O termo ioga significa: unir, juntar, atrelar
O termo ioga significa: unir, juntar, atrelar
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Embora muitas pessoas escrevam o termo yoga iniciando com a letra “y”, esta palavra já está incorporada ao dicionário Aurélio desde a década de 60, de modo que, no Brasil, ela é iniciada com a letra “i”. Esta foi apenas uma ressalva, pois importa muito menos como o termo é grafado e muito mais o que ele significa. O termo ioga significa unir, juntar, atrelar, a partir do sânscrito. No entanto, enquanto prática, esse termo significa muito mais do que isso: trata-se de uma forte disciplina imposta sobre o corpo e a mente do homem, cuja origem se deu na Índia, e com fortes vínculos com a prática da meditação tanto budista quanto hinduísta.

Há diferentes tipos de ioga, porém citarei apenas as mais comuns: hata-ioga, bacti-ioga, jnana-ioga, raja-ioga e carma-ioga. Cada uma delas apresenta ênfase em algum aspecto específico, como se pode ver:

  • Hata-ioga: Pretende a transcendência da consciência a partir do fortalecimento do corpo. Esse corpo, assim, estaria forte o suficiente para conseguir atingir a elevação espiritual;
  • Bacti-ioga: Esse tipo de ioga tem como objetivo maior a conexão com o divino por meio da devoção do praticante;
  • Jnana-ioga: Parte do pressuposto que existe um conhecimento imutável e, portanto, anterior ao homem. Por isso, a prática da Jnana-ioga requer muito estudo e dedicação;
  • Raja-ioga: Apropriada para pessoas muito racionais, pois a sua prática pretende o domínio das atividades mentais;
  • Carma-ioga: parte da noção de que todas as ações feitas pelo ser humano devem ser desinteressadas, de modo a entregar todos os benefícios conquistados à divindade.

Atualmente, o nosso estilo de vida moderno tem ocasionado muitos problemas físicos e psicológicos não apenas nos adultos, como também em crianças. E é nesse sentido que a prática da ioga se faz importante: ao procurar um equilíbrio entre o corpo, a mente e a parte espiritual, a ioga se torna praticamente uma saída para a boa saúde e o bom estilo de vida. Além disso, a ideia que perpassa todas as práticas iogues de que você é responsável pelos seus atos, e que, portanto, a sua felicidade só depende de você, incentiva a autonomia para o praticante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros benefícios dessa prática são: aumento da concentração nas atividades; maior equilíbrio emocional; aumento da força muscular e da flexibilidade; melhora do sistema imunológico; redução do estresse e da ansiedade.

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Ioga"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/yoga.htm. Acesso em 01 de julho de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

Argumento por exemplificação

A exemplificação sempre foi um recurso importante para a explicação de conceitos mais teóricos ou mais difíceis...