Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Troféus e Medalhas

Educação Física

Troféus e medalhas simbolizam a vitória em algum evento competitivo. Os metais ouro, prata e bronze representam a classificação do ganhador, primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente.
Réplica da "Taça Jules Rimet"
Réplica da "Taça Jules Rimet"
PUBLICIDADE

Tanto os troféus quanto as medalhas se caracterizam como a representação da vitória em algum evento de caráter competitivo. Particularmente, seu uso tornou-se bastante comum em eventos desportivos.

O significado adquirido pelas medalhas de ouro, de prata e de bronze, que representam as conquistas de primeiro, segundo e terceiro lugares nos Jogos Olímpicos, ganharam um espaço maior do que seu gatilho inicial, ao ponto de ser muito comum ouvir crianças, durante brincadeiras cotidianas, dizer: “ganhei ouro”, em lugar de dizer que venceu a brincadeira.

Historicamente, especificamente na Antiguidade, os atletas que venciam as provas nos Jogos Olímpicos recebiam uma coroa de louros, como símbolo da vitória, e eram tidos como heróis em sua região. Com a inserção dos Jogos Olímpicos nos tempos modernos, o tipo de premiação foi modificado: acompanhando a conotação de valor adquirida pelos metais nobres, a simbologia de vencedor se remete ao ouro; um quase vencedor à prata; e o terceiro lugar ao bronze.

No caso da Copa do Mundo de futebol, competição iniciada recentemente, em 1930, o elemento da vitória, tão cobiçado, é o troféu. O primeiro troféu da Federação Internacional de Futebol – FIFA – para a Copa do Mundo foi a “Taça Jules Rimet”. Esse troféu foi idealizado por Abel Lafleur, a partir de uma base de lápis-lazúli, apresentava a deusa grega Nique e, sobre ela, uma taça em formato octogonal. O material utilizado foi ouro e prata.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Era permitida apenas à seleção que vencesse três vezes a competição sua posse permanente. Logo, o único país a conseguir a posse da taça foi o Brasil, mas ela logo foi roubada e nunca encontrada.

A substituição da Jules Rimet se deu com a “Taça do Mundo FIFA”, no ano de 1974. A posse permanente desse troféu não é permitida em caso algum. Na base da Taça é escrito o nome da seleção vencedora das Copas do Mundo. A constituição da Taça do Mundo FIFA foi criada por Silvio Gazzaniga e produzida por Milano Bertoni. Sua base é feita de malaquita e a taça, de ouro, cujo formato é o planeta Terra segurado por dois homens.


Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

 

Copa do Mundo - Futebol - Esportes - Educação Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Troféus e Medalhas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/trofeu.htm. Acesso em 24 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e conheça a composição química da taça da Copa do Mundo de futebol, a qual é uma mistura homogênea (composta por ouro, prata e cobre) e possui certa quantidade do mineral malaquita, formando uma escultura que apresenta duas figuras humanas segurando o globo terrestre.