Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Troféus e Medalhas

Troféus e medalhas simbolizam a vitória em algum evento competitivo. Os metais ouro, prata e bronze representam a classificação do ganhador, primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente.

Réplica da "Taça Jules Rimet"
Réplica da "Taça Jules Rimet"
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Tanto os troféus quanto as medalhas se caracterizam como a representação da vitória em algum evento de caráter competitivo. Particularmente, seu uso tornou-se bastante comum em eventos desportivos.

O significado adquirido pelas medalhas de ouro, de prata e de bronze, que representam as conquistas de primeiro, segundo e terceiro lugares nos Jogos Olímpicos, ganharam um espaço maior do que seu gatilho inicial, ao ponto de ser muito comum ouvir crianças, durante brincadeiras cotidianas, dizer: “ganhei ouro”, em lugar de dizer que venceu a brincadeira.

Historicamente, especificamente na Antiguidade, os atletas que venciam as provas nos Jogos Olímpicos recebiam uma coroa de louros, como símbolo da vitória, e eram tidos como heróis em sua região. Com a inserção dos Jogos Olímpicos nos tempos modernos, o tipo de premiação foi modificado: acompanhando a conotação de valor adquirida pelos metais nobres, a simbologia de vencedor se remete ao ouro; um quase vencedor à prata; e o terceiro lugar ao bronze.

No caso da Copa do Mundo de futebol, competição iniciada recentemente, em 1930, o elemento da vitória, tão cobiçado, é o troféu. O primeiro troféu da Federação Internacional de Futebol – FIFA – para a Copa do Mundo foi a “Taça Jules Rimet”. Esse troféu foi idealizado por Abel Lafleur, a partir de uma base de lápis-lazúli, apresentava a deusa grega Nique e, sobre ela, uma taça em formato octogonal. O material utilizado foi ouro e prata.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Era permitida apenas à seleção que vencesse três vezes a competição sua posse permanente. Logo, o único país a conseguir a posse da taça foi o Brasil, mas ela logo foi roubada e nunca encontrada.

A substituição da Jules Rimet se deu com a “Taça do Mundo FIFA”, no ano de 1974. A posse permanente desse troféu não é permitida em caso algum. Na base da Taça é escrito o nome da seleção vencedora das Copas do Mundo. A constituição da Taça do Mundo FIFA foi criada por Silvio Gazzaniga e produzida por Milano Bertoni. Sua base é feita de malaquita e a taça, de ouro, cujo formato é o planeta Terra segurado por dois homens.


Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Troféus e Medalhas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/trofeu.htm. Acesso em 20 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Alguma poesia I Análise literária [Fuvest]

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Alguma poesia”, do poeta brasileira Carlos Drummond...

Tempos derivados do infinitivo pessoal

São derivados do infinitivo pessoal os tempos futuro do presente e futuro do pretérito. Assista a esta videoaula para...