PUBLICIDADE
Receber um prêmio ou dar um prêmio apresenta o mesmo sentido que recompensa. Segundo o dicionário Aurélio, prêmio tem em parte o seguinte significado: “Recompensa. Distinção dada como encorajamento por trabalhos ou méritos”. É nesse sentido que pensamos a premiação dentro da Educação Física Escolar, da Educação Física voltada à saúde e do Esporte: a premiação remete a um tipo de recompensa.
Os prêmios vinculados a cada uma das áreas anteriormente apresentadas possuem características particulares e são chamados de recompensas extrínseca e intrínseca. A recompensa intrínseca remete a um prêmio interior que o praticante proporciona para si mesmo, como a sensação de bem-estar, a manutenção de sua saúde e o prazer proveniente da prática. Esse tipo de recompensa é encontrado nas aulas de Educação Física na escola e na prática de atividade física voltada à saúde.
O segundo tipo de recompensa é um prêmio exterior e, portanto, concreto e visível. Trata-se das premiações esportivas, cujas medalhas e troféus são o grande ícone dessa categoria. Mas há outros tipos de recompensas extrínsecas que são menos lembradas, mas que ganham a mesma importância: o reconhecimento de ser o melhor jogador ou jogadora do campeonato, prêmio “fair play” e até a recompensa financeira, muito comum principalmente no futebol de campo e no tênis.
Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP