Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Prêmios

Dentro da Educação Física, seja ela escolar ou voltada para a área da saúde e do esporte, os prêmios são dados como forma de recompensa e encorajamento. Há tipos diferentes de recompensa: extrínseca e intrínseca.

A premiação remete a um tipo de recompensa
A premiação remete a um tipo de recompensa
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Receber um prêmio ou dar um prêmio apresenta o mesmo sentido que recompensa. Segundo o dicionário Aurélio, prêmio tem em parte o seguinte significado: “Recompensa. Distinção dada como encorajamento por trabalhos ou méritos”. É nesse sentido que pensamos a premiação dentro da Educação Física Escolar, da Educação Física voltada à saúde e do Esporte: a premiação remete a um tipo de recompensa.

Os prêmios vinculados a cada uma das áreas anteriormente apresentadas possuem características particulares e são chamados de recompensas extrínseca e intrínseca. A recompensa intrínseca remete a um prêmio interior que o praticante proporciona para si mesmo, como a sensação de bem-estar, a manutenção de sua saúde e o prazer proveniente da prática. Esse tipo de recompensa é encontrado nas aulas de Educação Física na escola e na prática de atividade física voltada à saúde.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O segundo tipo de recompensa é um prêmio exterior e, portanto, concreto e visível. Trata-se das premiações esportivas, cujas medalhas e troféus são o grande ícone dessa categoria. Mas há outros tipos de recompensas extrínsecas que são menos lembradas, mas que ganham a mesma importância: o reconhecimento de ser o melhor jogador ou jogadora do campeonato, prêmio “fair play” e até a recompensa financeira, muito comum principalmente no futebol de campo e no tênis. 


Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Rondinelli Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Prêmios"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/premio.htm. Acesso em 17 de novembro de 2024.

De estudante para estudante