Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Vasculite

Vasculite é uma inflamação do vaso sanguíneo e pode provocar diferentes sintomas a depender do vaso que foi acometido pela inflamação.

Ilustração em três dimensões representando o fluxo de um vaso sanguíneo.
As inflamações nos vasos sanguíneos são chamadas de vasculites e podem ser observadas em diferentes partes do corpo.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Vasculite é uma inflamação dos vasos sanguíneos que pode acometer diferentes partes do corpo, causando diferentes sintomas. Essas inflamações podem ser classificadas em primárias ou secundárias, sendo que as primárias surgem em pessoas sem problemas de saúde já conhecidos, e as secundárias surgem em decorrência de outra condição que pode provocar a inflamação dos vasos.

Os sintomas da vasculite estão diretamente relacionados com o órgão afetado. O tratamento da vasculite varia de um indivíduo para outro e pode incluir mudanças no hábito de vida e uso de medicamentos, como corticoides.

Leia também: Hepatite — uma doença que se caracteriza pela inflamação no fígado

Tópicos deste artigo

Resumo sobre vasculite

  • Vasculite é a inflamação de um vaso sanguíneo.

  • A vasculite pode causar o rompimento do vaso, sua obstrução e a formação de trombos que podem provocar isquemia.

  • A vasculite pode ser localizada ou sistêmica.

  • Quando apenas um órgão ou tecido é afetado, chamamos a vasculite de localizada.

  • Quando atinge várias partes do corpo, é denominada sistêmica.

  • As vasculites podem ser divididas em dois grupos: primárias e secundárias.

  • Quando surgem em pessoas que não possuem problemas de saúde, são primárias.

  • Quando surgem em pessoas que já possuem problemas de saúde, são secundárias.

  • Os sintomas da vasculite relacionam-se com o órgão acometido.

  • O tratamento da vasculite pode envolver mudanças no hábito de vida e uso de determinados medicamentos.

O que é vasculite?

Vasculite é o nome dado a um grupo de doenças, geralmente raras, que se caracterizam por uma inflamação na parede do vaso sanguíneo. O processo inflamatório na parede do vaso sanguíneo pode causar o rompimento deste, sua obstrução e a formação de trombos que podem provocar isquemia. Devido ao fato de vasos sanguíneos estarem presentes em todo o corpo, é possível que a doença acometa diferentes órgãos e sistemas do organismo, provocando sintomas diversos.

Essa inflamação é denominada localizada quando ocorre de forma isolada, afetando apenas um órgão ou tecido. A denominação de sistêmica é dada à vasculite em que se observa a inflamação de vasos sanguíneos em vários órgãos e sistemas de maneira simultânea. A vasculite pode afetar tanto vasos de pequeno calibre quanto vasos maiores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de vasculite

As vasculites podem ser divididas em dois grupos.

Vasculite primária

A vasculite primária apresenta causa pouco conhecida e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, ocorre quando o vaso sanguíneo é o alvo principal da doença. A vasculite primária pode acometer apenas um órgão ou tecido ou ocorrer simultaneamente em vários órgãos e sistemas.

Nesse último caso, a vasculite é chamada de vasculite primária sistêmica e é um problema sem cura. O tratamento baseia-se no controle da doença, a qual pode apresentar remissões curtas ou duradouras.

Vasculite secundária

Diferentemente da vasculite primária, a vasculite secundária afeta os vasos, porém, esse acometimento se relaciona com outra condição que pode ter desencadeado a inflamação dos vasos. Isso significa que a vasculite é uma manifestação de uma doença já conhecida.

Doenças autoimunes, alguns tipos de drogas e neoplasias podem provocar vasculites. Assim como nos casos de vasculite primária, há também vasculites sistêmicas secundárias, as quais devem ser tratadas tendo em mente a doença associada.

Sintomas da vasculite

Vista aproximada da perna de uma pessoa com a presença de manchas na pele que surgiram em decorrência de vasculite.
Na imagem, é possível perceber a presença de manchas na pele que surgiram em decorrência de vasculite.

A vasculite pode provocar diferentes sintomas a depender do órgão que for acometido. Vejamos a seguir alguns sintomas e a parte do corpo acometida em cada situação:

  • Pele: um dos sintomas do acometimento de vasos da pele é o surgimento de manchas, sendo estas mais frequentemente arroxeadas.

  • Rim: o acometimento do rim pode provocar o aparecimento de sangue na urina.

  • Intestino: dores abdominais e sangue nas fezes podem surgir naqueles que têm vasos dos intestinos afetados.

  • Nariz: quando a inflamação de vasos ocorre no nariz, pode-se observar sinusites recorrentes e também o desenvolvimento de úlceras nasais.

  • Ouvido: inflamações nos ouvidos podem ocorrer com frequência em pessoas que apresentam vasculite nessa região.

  • Olhos: visão dupla, olhos vermelhos, dor nos olhos e dificuldade para enxergar são sintomas observados em vasculites que afetam os olhos.

  • Pulmão: o acometimento de vasos do pulmão pode causar falta de ar, tosse e até mesmo tosse com liberação de sangue pela boca.

  • Articulações: quando a vasculite afeta a articulação, a pessoa pode apresentar dores articulares.

  • Nervos: quando a vasculite afeta os nervos, pode-se observar fraqueza muscular e sensação de formigamento.

No caso das vasculites sistêmicas, ou seja, naquelas em que várias partes do corpo são acometidas, é observado o desenvolvimento de sintomas como febre, cansaço e dores articulares. A pessoa pode também apresentar perda de peso e falta de apetite.

Veja também: Retocolite ulcerativa — uma doença que se caracteriza pela inflamação da mucosa do intestino

Diagnóstico da vasculite

Para a confirmação de um caso de vasculite, o médico pode solicitar diferentes exames. Por exemplo, análises sanguíneas podem ser solicitadas, bem como exames de imagem, como tomografia e ressonância. Em alguns casos, é necessária a realização de biópsia.

Tratamento da vasculite

As vasculites estão relacionadas com diferentes causas, e seus sintomas são bastante variados. Assim sendo, existem diferentes tratamentos para o problema.

Por exemplo, mudanças no hábito de vida do paciente são recomendados, como mudar a dieta, evitar situações de estresse e parar de fumar. O médico poderá também recomendar repouso. Alguns medicamentos podem ser recomendados, como corticoides, imunossupressores e imunoglobulinas. O melhor tratamento a ser adotado será recomendado pelo médico após avaliação do tipo de vasculite e do grau de acometimento do paciente.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Vasculite"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/vasculite.htm. Acesso em 26 de abril de 2024.

De estudante para estudante