PUBLICIDADE
Infelizmente, a subnutrição é um problema muito sério que atinge milhares de pessoas em todo o mundo, sejam elas residentes em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos. A subnutrição pode ser causada por dois fatores: a alimentação deficiente ou a falta de alimentos.
A alimentação deficiente ocorre com pessoas que baseiam a sua dieta alimentar apenas em carboidratos e gorduras, sendo essa alimentação muito pobre em frutas, verduras e proteínas como a carne. Essa alimentação deficiente mata a fome, mas não fornece os elementos essenciais, como vitaminas e sais minerais, necessários para o bom funcionamento do organismo.
A ingestão de alimentos em quantidade menor do que a necessária faz com que o organismo gaste suas reservas de gordura para manter o metabolismo do corpo, levando à subnutrição.
O baixo consumo de nutrientes essenciais à vida, como vitaminas e sais minerais, pode acarretar o aparecimento de inúmeras doenças, como raquitismo, escorbuto, dores de cabeça, osteoporose, cegueira-noturna, e outras, sendo que a subnutrição é uma das principais causas de morte de crianças em alguns países.
Dentre os fatores que agravam o problema da subnutrição, podemos citar alguns como:
- aumento da população;
- má distribuição de renda;
- precários sistemas de distribuição de alimentos;
- desastres naturais;
- baixa escolaridade;
- falta de água e áreas disponíveis para agricultura.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia