Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Antraz

Agente etiológico e ferida cutânea típica do antraz
Agente etiológico e ferida cutânea típica do antraz
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O antraz, também chamado de carbúnculo, é uma doença bacteriana causada pela bactéria Bacillus anthracis. Típica de regiões agrícolas da Ásia, África e América Latina, a transmissão da doença se dá quando esporos da bactéria penetram algum ferimento cutâneo, ou quando os mesmos são inalados ou ingeridos. Esses esporos costumam ser encontrados no solo e também em animais herbívoros acometidos pela doença e suas carcaças. Não há transmissão de forma direta, de pessoa acometida para indivíduo saudável; e também não existem registros de casos dessa doença, em humanos, aqui no Brasil.

Na pele, que corresponde a 95% dos casos, a doença se manifesta como uma infecção com pus, semelhante ao furúnculo, formando posteriormente uma mancha-negra. No caso de inalação, provoca pneumonia, febre alta e dificuldades respiratórias, e geralmente é fatal. Já quando o que ocorre é a ingestão desses esporos, o paciente apresenta diarreia severa, acompanhada de náuseas, febre e vômitos com sangue, e sua taxa de óbito varia de 20% a 60% dos casos.

Considerando esses aspectos, a melhor forma de prevenir a doença é evitar contato com animais que possam estar doentes (e suas carcaças), somente ingerir carne bem passada, e cuidar dos ferimentos da pele, usando curativos. Existe, também, uma vacina contra essa bactéria, mas ela é utilizada somente pelo exército norte-americano, em razão dos seus efeitos colaterais e necessidade de se receber novas doses frequentemente, durante um ano e meio.

Seu diagnóstico é feito por meio de exames de sangue, ou análise de secreções respiratórias ou da pele, de acordo com os sintomas que a pessoa apresenta. O tratamento é feito com o uso de antibióticos, prescritos pelo médico. Quanto mais cedo for tratada, menores as chances de haver complicações e óbito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curiosidade:

Em virtude da manifestação de sintomas inespecíficos, discrição de seus esporos, e capacidade de causar a morte rapidamente, o antraz é um dos agentes utilizados como armas biológicas em ataques terroristas.
 

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Doenças Causadas por Bactérias - Doenças - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Antraz"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/antraz.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante