Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

24 de maio — Dia do Vestibulando

O Dia do Vestibulando é uma data comemorativa celebrada em 24 de maio. É uma data que homenageia todos os estudantes que se dedicam a passar em algum vestibular.

Ilustração de três estudantes ao lado do escrito “24 de maio — Dia do Vestibulando”.
O Dia do Vestibulando é uma data não oficial que faz parte do calendário brasileiro.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia do Vestibulando é uma data comemorativa não oficial que é celebrada no dia 24 de maio. O intuito dessa data é homenagear os estudantes que se dedicam aos estudos para conquistar a sua aprovação em um vestibular. Os desafios que envolvem a preparação ao vestibular são muitos e incluem horas diárias de estudo e uma grande concorrência.

O vestibular é o método de seleção que é utilizado no Brasil para escolher os estudantes que terão direito de ocupar as vagas disponibilizadas pelas universidades públicas. O vestibular se estabeleceu em nosso país em 1911, sendo uma necessidade diante do grande número de estudantes que desejam ingressar no ensino superior.

Leia também: 11 de agosto — Dia do Estudante

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Dia do Vestibulando

  • O Dia do Vestibulando é uma data comemorativa não oficial que é celebrada no dia 24 de maio.

  • Essa data celebra os vestibulandos, isto é, os estudantes que estão em preparação para algum vestibular.

  • O vestibular é o método de seleção que determina quais estudantes ocuparão as vagas universitárias que são oferecidas.

  • O vestibular se consolidou em nosso país a partir de 1911 por conta da grande demanda de estudantes que desejavam ingressar no ensino superior.

  • Atualmente, o principal meio de seleção de vagas para o ensino superior no Brasil é o Enem.

O que é comemorado no Dia do Vestibulando?

O Dia do Vestibulando é uma data comemorativa que se comemora no dia 24 de maio e tem como propósito celebrar o vestibulando, isto é, aquele estudante que se dedica para ingressar em uma vaga no ensino superior. Sabemos que em um mercado de trabalho extremamente competitivo a possibilidade de ter uma formação de ensino superior é fundamental para a carreira profissional de uma pessoa.

O ingresso no ensino superior é, portanto, o caminho para que uma pessoa desenvolva suas habilidades na profissão que pretende desenvolver na vida adulta. O Dia do Vestibulando é, dessa forma, uma data criada com o intuito de homenagear e celebrar o esforço dos estudantes que se dedicam arduamente aos estudos com o intuito de alcançar uma vaga em uma universidade.

O que é ser vestibulando?

Sala com vários estudantes se preparando para o vestibular, uma alusão ao Dia do Vestibulando, comemorado em 24 de maio.
O vestibulando é o estudante que está em preparação para algum vestibular.

O vestibulando é aquele estudante que está concluindo o ensino médio ou aquele que já o concluiu, estando focado na preparação para a realização de vestibulares e do Enem para ingressar em alguma universidade. O vestibular são as avaliações que são realizadas para determinar os estudantes que terão acesso às vagas universitárias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabemos da importância que a universidade cumpre na formação de profissionais qualificados, e todos os estudantes, quando se aproximam do fim do ensino médio, são convidados a realizar uma importante decisão: qual carreira profissional seguir? Apesar da importância da universidade, o acesso a ela ainda é bastante limitado.

Segundo algumas pesquisas, apenas cerca de 25% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior, e desses, muitos estão estudando em cursos em que parte das aulas são realizadas à distância (EaD). Os dados apontam, portanto, que três em cada qautro jovens brasileiros não estão no ensino superior. |1|

Os dados demonstram a desigualdade social em nosso país, uma vez que a maioria de nossos jovens não tem acesso ao ensino superior, além de demonstrar que o ensino superior no Brasil ainda está defasado, de modo que não existem vagas disponíveis para todos os jovens, sobretudo nas universidades públicas, o grande sonho de grande parte dos estudantes. |2|

Para muitos que estão na condição de vestibulandos, a rotina de estudos é intensa e marcada por diversas aulas por dia e mais horas de estudo que são dedicados a leitura, resolução de exercícios e elaboração de redações. A concorrência por vagas em universidades públicas tem se tornado cada vez maior, exigindo dos alunos um enorme foco para ter acesso a essas vagas.

Na Fuvest, por exemplo, um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, em 2024 a proporção para Medicina foi de 117,7 candidatos por vaga oferecida para o curso na cidade de São Paulo. Em um cenário como esse, somente os alunos mais bem preparados conseguem as vagas.

Percebemos, portanto, que a realidade dos vestibulandos é complexa. A decisão de escolher um curso e uma profissão sendo tão jovens é estressante para muitos, além disso há a rotina pesada de estudos diariamente e a pressão pela concorrência em muitos cursos. O Dia do Vestibulando serve como um momento para que os estudantes possam celebrar algo e serem elogiados pela sua dedicação.

Origem do Dia do Vestibulando

O Dia do Vestibulando é uma data comemorativa não oficial que se consolidou na cultura e no calendário do brasileiro. Por isso, não existe uma informação exata que explica a origem dessa data. Sabemos, no entanto, que ela se consolidou em algum momento do século XX, uma vez que o vestibular, enquanto modelo de ingresso para o ensino superior, surgiu em nosso país no começo desse século.

Acesse também: 15 de outubro — Dia do Professor

Qual a história do vestibular no Brasil?

O vestibular se estabeleceu em nosso país a partir de 1911, sendo utilizado por decisão do ministro da Justiça na época, Rivadávia da Cunha Corrêa. A necessidade de estabelecer o vestibular se deu porque a quantidade de estudantes querendo uma vaga em uma universidade pública superava o número de vagas oferecidas.

Em 1915, o governo brasileiro estabeleceu uma lei que organizou alguns aspectos relacionados ao ensino secundário e ao ensino superior. O Decreto nº 11.350 determinava que os estudantes só poderiam ingressar nos institutos de ensino superior com a idade mínima de 16 anos e com aprovação no exame vestibular, sendo obrigados a apresentar a documentação que comprovasse que haviam finalizado o ensino secundário.

A realidade da educação no Brasil no começo do século XX ditava que as vagas universitárias estavam reservadas apenas aos filhos das elites, uma vez que estes eram quem possuíam a capacidade de ingressar nas universidades. Na década de 1960, a questão do acesso à universidade tornou-se um grave problema.

Na década de 1960 houve um aumento exponencial na quantidade de brasileiros que tinham acesso ao ensino secundário e o concluíam. A questão é que não houve investimentos para que o ensino superior pudesse absorver essa quantidade de estudantes. Por isso, as universidades passaram a ficar superlotadas, e muitos estudantes qualificados não conseguiam ter acesso ao ensino superior.

Foi nesse contexto que os vestibulares ganharam força, porque era necessário que houvesse mecanismos de seleção para determinar quem teria direito às vagas no ensino superior. Foi daí em diante que muitas universidades começaram a organizar os próprios vestibulares. Atualmente, o principal exame de ingresso nas universidades é o Enem, mas muitas universidades ainda mantêm seus próprios vestibulares, como a Fuvest da USP, por exemplo.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal meio de ingressar no Ensino Superior. O Enem é uma seleção nacional voltada para o ingresso em instituições públicas e privadas, e a nota obtida nele pode ser usada no Sistema de Seleção Unificado (SiSU), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O SiSU é o principal desses programas, pois possibilita que os estudantes possam concorrer a vagas em universidades federais de todo o país.

Com isso, um estudante do Distrito Federal, por exemplo, pode concorrer a vagas em universidades federais de todas as regiões do Brasil. Com a nota obtida, o estudante pode averiguar no sistema do SiSU em qual universidade ele consegue ingressar. O Enem, no ano de 2023, por exemplo, teve cerca de 4 milhões de inscritos, mas somente 2,7 milhões realizaram as provas.

Em relação ao SiSU, a quantidade de inscritos foi de cerca de 1 milhão de estudantes que concorriam a mais de 200 mil vagas em instituições de ensino superior federais. O Enem, juntamente ao SiSU, é entendido como um modelo que ampliou as chances dos estudantes de terem acesso ao ensino superior. Ainda assim, percebemos que o ensino superior público ainda não consegue suprir a necessidade da população, pois não há vagas para todos os estudantes.

Outro importante critério utilizado no Enem são as cotas, uma vez que parte das vagas são separadas para alunos que estudaram em escolas públicas, pretos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. As cotas são um importante mecanismo de combate à desigualdade social e à disparidade na qualidade de ensino entre alunos de diferentes classes sociais.

Atualmente, o Enem é formado por 180 questões que são divididas em quatro áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

  • Matemática e suas Tecnologias.

Para saber mais detalhes sobre o Enem, clique aqui.

Mensagens para o Dia do Vestibulando

  • A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais. (Aristóteles)

  • Só a educação liberta. (Epicteto)

  • Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo. (Paulo Freire)

  • Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância. (Derek Bok)

Notas

|1| e |2| RIBEIRO, Leonardo. Apenas 25% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior, diz levantamento. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/apenas-25-dos-jovens-entre-18-e-24-anos-tem-acesso-ao-ensino-superior-diz-levantamento/.

Fontes

REDAÇÃO. Decreto nº 11.530, de 18 de março de 1915. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-11530-18-marco-1915-522019-republicacao-97760-pe.html

REDAÇÃO. Dos primeiros exames ao Enem, os caminhos para a universidade. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/dia-do-vestibulando

RIBEIRO, Leonardo. Apenas 25% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior, diz levantamento. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/apenas-25-dos-jovens-entre-18-e-24-anos-tem-acesso-ao-ensino-superior-diz-levantamento/.

REDAÇÃO. Sisu 2023: número de participantes volta a subir após 8 anos em queda; Nordeste é região com mais inscritos. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/02/25/sisu-2023-numero-de-inscritos.ghtml.

REDAÇÃO. Fuvest divulga relação de candidatos por vaga e inscritos no vestibular 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/fuvest-divulga-relacao-de-candidatos-por-vaga-e-inscritos-no-vestibular-2024/.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "24 de maio — Dia do Vestibulando"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-vestibulando.htm. Acesso em 20 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


01 de setembro – Dia do Profissional de Educação Física

Saiba mais sobre a importância do Dia do Profissional de Educação Física, celebração que acontece a cada 01 de setembro.
Datas Comemorativas - 2024

02 de julho: Dia do Bombeiro

A origem da data e as funções dos profissionais que trabalham salvando vidas.
Datas Comemorativas - 2024

09 de setembro - Dia do Administrador

No dia 9 de setembro comemora-se o Dia do Administrador, profissional responsável por planejar estratégias e acompanhar o desempenho de atividades dentro de uma instituição.
Datas Comemorativas - 2024

11 de agosto — Dia do Estudante

Saiba o motivo de o Dia do Estudante ser comemorado, no Brasil, em todo dia 11 de agosto.
Datas Comemorativas - 2024

12 de Julho — Dia do Engenheiro Florestal

Saiba mais sobre o Dia do Engenheiro Florestal e essa importante profissão.
Datas Comemorativas - 2024

15 de outubro - Dia do Professor

Clique no link e saiba mais sobre o Dia do Professor. Veja quando surgiu essa data no Brasil e quando ela é comemorada em outros países.
Datas Comemorativas - 2024

16 de fevereiro – Dia do Repórter

Clique no link para saber mais detalhes sobre o Dia do Repórter. Veja sobre a origem da data, importância e função do repórter em nossa sociedade.
Datas Comemorativas - 2024

18 de Junho — Dia do Químico

Conheça a origem da celebração do Dia do Químico no Brasil e também entenda a importância desse profissional para a sociedade.
Datas Comemorativas - 2024

18 de outubro — Dia do Médico

Saiba por que no dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico e entenda a importância desse profissional para a sociedade.
Datas Comemorativas - 2024

28 de Julho — Dia do Agricultor

Você sabia que no dia de 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor? Saiba mais sobre a relevância dessa profissão para a sociedade!
Datas Comemorativas - 2024