PUBLICIDADE
O Dia do Vestibulando é uma data comemorativa não oficial que é celebrada no dia 24 de maio. O intuito dessa data é homenagear os estudantes que se dedicam aos estudos para conquistar a sua aprovação em um vestibular. Os desafios que envolvem a preparação ao vestibular são muitos e incluem horas diárias de estudo e uma grande concorrência.
O vestibular é o método de seleção que é utilizado no Brasil para escolher os estudantes que terão direito de ocupar as vagas disponibilizadas pelas universidades públicas. O vestibular se estabeleceu em nosso país em 1911, sendo uma necessidade diante do grande número de estudantes que desejam ingressar no ensino superior.
Leia também: 11 de agosto — Dia do Estudante
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Dia do Vestibulando
- 2 - O que é comemorado no Dia do Vestibulando?
- 3 - O que é ser vestibulando?
- 4 - Origem do Dia do Vestibulando
- 5 - Qual a história do vestibular no Brasil?
- 6 - O que é o Enem?
- 7 - Mensagens para o Dia do Vestibulando
Resumo sobre Dia do Vestibulando
-
O Dia do Vestibulando é uma data comemorativa não oficial que é celebrada no dia 24 de maio.
-
Essa data celebra os vestibulandos, isto é, os estudantes que estão em preparação para algum vestibular.
-
O vestibular é o método de seleção que determina quais estudantes ocuparão as vagas universitárias que são oferecidas.
-
O vestibular se consolidou em nosso país a partir de 1911 por conta da grande demanda de estudantes que desejavam ingressar no ensino superior.
-
Atualmente, o principal meio de seleção de vagas para o ensino superior no Brasil é o Enem.
O que é comemorado no Dia do Vestibulando?
O Dia do Vestibulando é uma data comemorativa que se comemora no dia 24 de maio e tem como propósito celebrar o vestibulando, isto é, aquele estudante que se dedica para ingressar em uma vaga no ensino superior. Sabemos que em um mercado de trabalho extremamente competitivo a possibilidade de ter uma formação de ensino superior é fundamental para a carreira profissional de uma pessoa.
O ingresso no ensino superior é, portanto, o caminho para que uma pessoa desenvolva suas habilidades na profissão que pretende desenvolver na vida adulta. O Dia do Vestibulando é, dessa forma, uma data criada com o intuito de homenagear e celebrar o esforço dos estudantes que se dedicam arduamente aos estudos com o intuito de alcançar uma vaga em uma universidade.
O que é ser vestibulando?
O vestibulando é aquele estudante que está concluindo o ensino médio ou aquele que já o concluiu, estando focado na preparação para a realização de vestibulares e do Enem para ingressar em alguma universidade. O vestibular são as avaliações que são realizadas para determinar os estudantes que terão acesso às vagas universitárias.
Sabemos da importância que a universidade cumpre na formação de profissionais qualificados, e todos os estudantes, quando se aproximam do fim do ensino médio, são convidados a realizar uma importante decisão: qual carreira profissional seguir? Apesar da importância da universidade, o acesso a ela ainda é bastante limitado.
Segundo algumas pesquisas, apenas cerca de 25% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior, e desses, muitos estão estudando em cursos em que parte das aulas são realizadas à distância (EaD). Os dados apontam, portanto, que três em cada qautro jovens brasileiros não estão no ensino superior. |1|
Os dados demonstram a desigualdade social em nosso país, uma vez que a maioria de nossos jovens não tem acesso ao ensino superior, além de demonstrar que o ensino superior no Brasil ainda está defasado, de modo que não existem vagas disponíveis para todos os jovens, sobretudo nas universidades públicas, o grande sonho de grande parte dos estudantes. |2|
Para muitos que estão na condição de vestibulandos, a rotina de estudos é intensa e marcada por diversas aulas por dia e mais horas de estudo que são dedicados a leitura, resolução de exercícios e elaboração de redações. A concorrência por vagas em universidades públicas tem se tornado cada vez maior, exigindo dos alunos um enorme foco para ter acesso a essas vagas.
Na Fuvest, por exemplo, um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, em 2024 a proporção para Medicina foi de 117,7 candidatos por vaga oferecida para o curso na cidade de São Paulo. Em um cenário como esse, somente os alunos mais bem preparados conseguem as vagas.
Percebemos, portanto, que a realidade dos vestibulandos é complexa. A decisão de escolher um curso e uma profissão sendo tão jovens é estressante para muitos, além disso há a rotina pesada de estudos diariamente e a pressão pela concorrência em muitos cursos. O Dia do Vestibulando serve como um momento para que os estudantes possam celebrar algo e serem elogiados pela sua dedicação.
Origem do Dia do Vestibulando
O Dia do Vestibulando é uma data comemorativa não oficial que se consolidou na cultura e no calendário do brasileiro. Por isso, não existe uma informação exata que explica a origem dessa data. Sabemos, no entanto, que ela se consolidou em algum momento do século XX, uma vez que o vestibular, enquanto modelo de ingresso para o ensino superior, surgiu em nosso país no começo desse século.
Acesse também: 15 de outubro — Dia do Professor
Qual a história do vestibular no Brasil?
O vestibular se estabeleceu em nosso país a partir de 1911, sendo utilizado por decisão do ministro da Justiça na época, Rivadávia da Cunha Corrêa. A necessidade de estabelecer o vestibular se deu porque a quantidade de estudantes querendo uma vaga em uma universidade pública superava o número de vagas oferecidas.
Em 1915, o governo brasileiro estabeleceu uma lei que organizou alguns aspectos relacionados ao ensino secundário e ao ensino superior. O Decreto nº 11.350 determinava que os estudantes só poderiam ingressar nos institutos de ensino superior com a idade mínima de 16 anos e com aprovação no exame vestibular, sendo obrigados a apresentar a documentação que comprovasse que haviam finalizado o ensino secundário.
A realidade da educação no Brasil no começo do século XX ditava que as vagas universitárias estavam reservadas apenas aos filhos das elites, uma vez que estes eram quem possuíam a capacidade de ingressar nas universidades. Na década de 1960, a questão do acesso à universidade tornou-se um grave problema.
Na década de 1960 houve um aumento exponencial na quantidade de brasileiros que tinham acesso ao ensino secundário e o concluíam. A questão é que não houve investimentos para que o ensino superior pudesse absorver essa quantidade de estudantes. Por isso, as universidades passaram a ficar superlotadas, e muitos estudantes qualificados não conseguiam ter acesso ao ensino superior.
Foi nesse contexto que os vestibulares ganharam força, porque era necessário que houvesse mecanismos de seleção para determinar quem teria direito às vagas no ensino superior. Foi daí em diante que muitas universidades começaram a organizar os próprios vestibulares. Atualmente, o principal exame de ingresso nas universidades é o Enem, mas muitas universidades ainda mantêm seus próprios vestibulares, como a Fuvest da USP, por exemplo.
O que é o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal meio de ingressar no Ensino Superior. O Enem é uma seleção nacional voltada para o ingresso em instituições públicas e privadas, e a nota obtida nele pode ser usada no Sistema de Seleção Unificado (SiSU), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O SiSU é o principal desses programas, pois possibilita que os estudantes possam concorrer a vagas em universidades federais de todo o país.
Com isso, um estudante do Distrito Federal, por exemplo, pode concorrer a vagas em universidades federais de todas as regiões do Brasil. Com a nota obtida, o estudante pode averiguar no sistema do SiSU em qual universidade ele consegue ingressar. O Enem, no ano de 2023, por exemplo, teve cerca de 4 milhões de inscritos, mas somente 2,7 milhões realizaram as provas.
Em relação ao SiSU, a quantidade de inscritos foi de cerca de 1 milhão de estudantes que concorriam a mais de 200 mil vagas em instituições de ensino superior federais. O Enem, juntamente ao SiSU, é entendido como um modelo que ampliou as chances dos estudantes de terem acesso ao ensino superior. Ainda assim, percebemos que o ensino superior público ainda não consegue suprir a necessidade da população, pois não há vagas para todos os estudantes.
Outro importante critério utilizado no Enem são as cotas, uma vez que parte das vagas são separadas para alunos que estudaram em escolas públicas, pretos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. As cotas são um importante mecanismo de combate à desigualdade social e à disparidade na qualidade de ensino entre alunos de diferentes classes sociais.
Atualmente, o Enem é formado por 180 questões que são divididas em quatro áreas do conhecimento:
-
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
-
Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
-
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
-
Matemática e suas Tecnologias.
Para saber mais detalhes sobre o Enem, clique aqui.
Mensagens para o Dia do Vestibulando
-
A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais. (Aristóteles)
-
Só a educação liberta. (Epicteto)
-
Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo. (Paulo Freire)
-
Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância. (Derek Bok)
Notas
|1| e |2| RIBEIRO, Leonardo. Apenas 25% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior, diz levantamento. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/apenas-25-dos-jovens-entre-18-e-24-anos-tem-acesso-ao-ensino-superior-diz-levantamento/.
Fontes
REDAÇÃO. Decreto nº 11.530, de 18 de março de 1915. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-11530-18-marco-1915-522019-republicacao-97760-pe.html
REDAÇÃO. Dos primeiros exames ao Enem, os caminhos para a universidade. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/dia-do-vestibulando
RIBEIRO, Leonardo. Apenas 25% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior, diz levantamento. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/apenas-25-dos-jovens-entre-18-e-24-anos-tem-acesso-ao-ensino-superior-diz-levantamento/.
REDAÇÃO. Sisu 2023: número de participantes volta a subir após 8 anos em queda; Nordeste é região com mais inscritos. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/02/25/sisu-2023-numero-de-inscritos.ghtml.
REDAÇÃO. Fuvest divulga relação de candidatos por vaga e inscritos no vestibular 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/fuvest-divulga-relacao-de-candidatos-por-vaga-e-inscritos-no-vestibular-2024/.