Topo
pesquisar

24 de maio - Dia do Vestibulando

Datas Comemorativas

O vestibulando convive com a pressão de escolher um curso que pode definir seu futuro. Ele tem um dia especialmente seu: dia 24 de maio – Dia do vestibulando.
Vestibulandos comemoram o seu dia em 24 de maio
Vestibulandos comemoram o seu dia em 24 de maio
PUBLICIDADE

A vida de um vestibulando não é fácil. A pressão vem de todos os lados, dos pais, amigos e escola, e até de si próprio, já que o seu futuro pode depender de um bom desempenho no vestibular. Essa fase também representa uma mudança da adolescência para a vida adulta e com ela vêm as maiores responsabilidades. Para homenagear esses estudantes foi criado o Dia do Vestibulando, comemorado em 24 de maio.

Os primeiros vestibulandos apareceram no início do século XX, quando o crescimento de candidatos interessados em ingressar na universidade exigiu a criação de processos seletivos. A partir de 1911 os vestibulares se tornaram obrigatórios para entrada no ensino superior e, logo depois, a prova oral foi substituída pelos exames escritos.

Primeiras universidades do Brasil

Entre a década de 10 e 20 surgiram as primeiras universidades no Brasil, como a Universidade do Paraná e a Universidade do Rio de Janeiro, atualmente federais (UFPR e UFRJ). Essas instituições surgiram principalmente através da união de Escolas Politécnicas e faculdades de Medicina, Ciências Jurídicas, Ciências Sociais e Letras. Desde essa época os cursos mais concorridos eram de Direito e Medicina, com destaque também para a Filosofia.

No início da década de 30 foi criada a Universidade de São Paulo (USP), a mais reconhecida instituição de ensino superior do Brasil. A demanda pelos cursos da USP exigiu a criação de uma fundação para organizar o seu processo seletivo, o que aconteceu em 1976 quando surgiu a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). O primeiro vestibular da Fuvest reuniu 92.461 vestibulandos, uma marca impressionante até para os dias atuais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem

Nos últimos anos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem tomado o lugar de alguns vestibulares, principalmente das universidades federais. A maioria dos participantes do Enem é vestibulando e passa o ano se preparando para uma das provas mais cansativas que existe. O Enem é realizado em dois dias e impõe aos participantes uma redação e 180 questões objetivas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Linguagens e Códigos.

Atualmente, cerca de 8,2 milhões de estudantes estão no ensino médio, ou seja, atuais ou futuros vestibulandos. A maioria deles se inscreve no Enem para, além de medir seu conhecimento, conseguir uma vaga no ensino superior.

Fazendo as provas do Enem, os estudantes podem tentar vaga em universidade púbica por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os vestibulandos também podem fazer o Enem para conseguir bolsa ou financiamento em faculdade privada, com o Programa Universidade para Todos (ProUni) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

Todas as informações sobre vestibular e Enem estão disponíveis no Vestibular Brasil Escola.

Por Adriano Lesme
Graduado em Jornalismo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LESME, Adriano. "24 de maio - Dia do Vestibulando"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-vestibulando.htm. Acesso em 26 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola