Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

16 de fevereiro – Dia do Repórter

O Dia do Repórter é uma data não oficial celebrada no dia 16 de fevereiro como forma de valorizar esse importante profissional do jornalismo.

Homem de terno e gravata rodeado por repórteres.
Uma das atribuições do repórter é cobrir eventos e realizar entrevistas.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia do Repórter é uma data comemorativa que é celebrada de maneira informal no dia 16 de fevereiro. Essa data procura homenagear esse importante profissional do jornalismo.

O repórter é o jornalista responsável por realizar o levantamento de informações para produzir uma notícia, independentemente da mídia em que ela for publicada, cumprindo um papel fundamental para a transparência e democracia na sociedade em que vivemos.

Leia também: Afinal, o que é censura?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia do Repórter

  • O Dia do Repórter é uma data comemorativa celebrada em 16 de fevereiro.

  • É uma data não oficial e sua comemoração é informal, sendo considerada uma forma de homenagem a esse importante profissional.

  • O repórter é o profissional do jornalismo que investiga um fato, levanta dados, interpreta e transforma em notícia.

  • O trabalho do repórter é fundamental para o funcionamento de nossa sociedade, pois preza pela transparência.

Qual a origem do Dia do Repórter?

O Dia do Repórter é uma data comemorativa que é celebrada no dia 16 de fevereiro, sendo uma data comemorativa não oficial. Sendo assim, a celebração do Dia do Repórter acontece de maneira informal entre aqueles que fazem parte dessa importante categoria. Por ser uma celebração informal, a origem do Dia do Repórter é desconhecida.

Com relação a essa data, também podem ser destacadas outras datas comemorativas, como:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a função do repórter?

O repórter é um profissional que faz parte do jornalismo, e o seu papel é realizar o levantamento das informações que são necessárias para a produção de uma notícia de jornal. É a partir da investigação realizada por um repórter que se constrói uma notícia. Entre as ações que são realizadas por um repórter no exercício de seu trabalho estão:

  • investigar as informações necessárias;

  • interpretar os dados e transmiti-los na forma de um texto, vídeo ou áudio que seja de fácil entendimento pelo espectador;

  • realizar entrevistas;

  • procurar fontes do fato investigado;

  • fazer a cobertura presencial de eventos importantes, etc.

O repórter é, portanto, aquele que constrói a notícia, uma vez que é o seu trabalho de levantamento de dados que faz com que as informações necessárias sejam colhidas e transformadas na notícia que é transmitida para os espectadores ou leitores.

Leia também: Jornalismo — o que você sabe sobre essa profissão?

Importância do Dia do Repórter

Datas comemorativas são pensadas sempre como forma de celebrar a importância do que se celebra e não é diferente com os repórteres. O Dia do Repórter é o momento de celebrar a importância desse profissional e de relembrar o papel crucial que essa classe cumpre em nossa sociedade. Isso porque é o repórter quem faz a apuração das notícias.

É o repórter que levanta as informações e noticia os fatos, trazendo ao conhecimento da sociedade questões e denúncias importantes. Esse trabalho realizado pelo repórter é fundamental, uma vez que todas as informações e os dados precisam ser reunidos, interpretados e transformados em uma notícia.

Muitas vezes é o trabalho do jornalista que traz grandes informações para a sociedade, fazendo denúncias sérias e mobilizando as autoridades para investigar fatos importantes que estavam ocultos. O repórter pode realizar o seu trabalho em diversas áreas da sociedade, como:

  • política;

  • economia;

  • saúde;

  • esportes;

  • cultura;

  • infraestrutura;

  • segurança pública, etc.

Como já mencionado, o trabalho do repórter pode ser produzido para diversas mídias e, por isso, pode ser encontrado em jornais impressos ou online, podcasts, programas de rádio, jornais televisivos, vídeos divulgados em plataformas na internet etc. Todas as vezes que consumimos material jornalístico, estamos tendo acesso ao trabalho produzido por um repórter.

Por último, vale lembrar o fundamental papel do jornalista na manutenção da transparência em nossa sociedade, pois esse profissional investiga fatos de importância e denuncia irregularidades cometidas nas instâncias pública e privada. O trabalho realizado pelos jornalistas também é fundamental para a manutenção de uma democracia. Além disso, a liberdade que os repórteres têm de realizar o seu trabalho é um termômetro importante para averiguar a qualidade da democracia de um determinado local.

Frases para o Dia do Repórter

  • A busca da verdade depende da boa reportagem. (Carl Bernstein)

  • A arte da reportagem é de natureza extremamente complexa, pois é um processo sem fim. Sempre será possível apurar mais e melhor. (Caco Barcellos)

Fontes

SANTA CASA BRAGANÇA PAULISTA. Dia do Repórter: mensagem para parabenizar e orações. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/especial-publicitario/santa-casa-braganca-paulista/saude-braganca-paulista/noticia/2021/02/16/dia-do-reporter-mensagem-para-parabenizar-e-oracoes.ghtml

BERSA, Aline. Dia do repórter: A importância da profissão diante da sociedade. Disponível em: https://redeglobo.globo.com/pa/tvliberal/noticia/dia-do-reporter-a-importancia-da-profissao-diante-da-sociedade.ghtml

COSTA, Letícia. Dia do Repórter é todo dia, mas hoje é um pouco mais. Disponível em: https://www.uninter.com/noticias/dia-do-reporter-e-todo-dia-mas-em-16-de-fevereiro-e-um-pouco-mais

SANTOS, Rackel Cardoso. Jornalismo de qualidade e responsabilidade social. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/armazem-literario/jornalismo-de-qualidade-e-responsabilidade-social/

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "16 de fevereiro – Dia do Repórter"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-reporter.htm. Acesso em 13 de abril de 2024.

De estudante para estudante