Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Formato dos umbigos

Curiosidades

Existem diferentes formatos de umbigos
Existem diferentes formatos de umbigos
PUBLICIDADE

Umbigo fundinho ou estufadinho? Gostar ou não de seu próprio umbigo é uma questão pessoal.
O que vamos abordar nesse contexto é o porquê dos diferentes formatos de umbigos, o que faz esta parte de nosso corpo ficar ou não estufada.


                    Umbigo saltado

As características umbilicais têm início logo após o nascimento da criança, pois até então, estando ainda dentro da barriga, todos nós possuíamos umbigos iguais. A maneira como ocorrerá a cura do umbigo é que determinará seu formato.

No instante em que o cordão umbilical (responsável por unir o feto à mãe) é cortado, começa um processo de cicatrização do umbigo do recém-nascido. Geralmente, este processo dura cerca de 7 dias, e o modo como a abertura central se fecha é que vai determinar se o umbigo ficará saltado ou não para fora.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se durante este período, o umbigo cicatrizar completamente, ele ficará embutido. Mas caso ocorra o contrário ou houver alguma infecção, certamente o umbigo ficará estufado.

Existem muitas outras explicações para o formato dos umbigos. Dentre elas, o modo pelo qual o cordão umbilical é cortado após o bebê nascer. Se o médico deixar o cordão longo demais, este irá pesar no momento da cicatrização e, provavelmente, o umbigo ficará para fora. Porém, se o corte for bem feito e a sobra for menor, as chances de se obter um umbigo embutido são maiores.

Por Líria Alves
Equipe Brasil Escola



Curiosidades - Brasil Escola
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Formato dos umbigos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/formato-dos-umbigos.htm. Acesso em 22 de outubro de 2021.