Topo
pesquisar

Estado de Mato Grosso

Geografia do Brasil

Mato Grosso, estado localizado na região Centro-Oeste, possui 141 municípios e Cuiabá é a sua capital.
Bandeira de Mato Grosso
Bandeira de Mato Grosso
PUBLICIDADE

Localizado no Centro-Oeste brasileiro, o Mato Grosso é o maior estado em extensão territorial da região e o terceiro maior do país. Sua área é de 903.329,700 quilômetros quadrados, e faz fronteiras com os estados de Goiás (a leste), Tocantins (a nordeste), Pará (ao norte), Amazonas (a noroeste), Rondônia (a oeste), Mato Grosso do Sul (ao sul), além do país boliviano (a oeste).

Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, formavam uma única unidade federativa. No entanto, o governo federal decretou a divisão do estado em 1977, pois havia uma grande dificuldade de promover o desenvolvimento econômico na região em virtude de sua grande extensão. Com a fragmentação do território se originaram dois novos estados: Mato Grosso, ao norte; Mato Grosso do Sul, ao sul.

A extensão territorial do Mato Grosso é de 903.329,700 quilômetros quadrados, o que corresponde a 10,6% do território brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população mato-grossense, em 2010, totalizou 3.035.122 habitantes, sendo a maioria residente em áreas urbanas – 82%. A densidade demográfica do estado é a menor do Centro-Oeste – 3,3 habitantes por quilômetro quadrado e o crescimento demográfico é de 2,4% a ano.

O Mato Grosso possui 141 municípios, cuja capital estadual é cidade de Cuiabá, habitada por 551.098 pessoas. A população distribui-se de forma desigual, com vazios demográficos na porção norte e áreas urbanas populosas, como Cuiabá e Várzea Grande (252.596 habitantes).

O relevo é caracterizado por ser pouco acidentado, composto por planaltos e chapadas no centro, com altitudes entre 400 e 800 metros, planície com pântanos a oeste, depressões ao sul e planaltos residuais ao norte. O ponto mais elevado do Mato Grosso é a serra Monte Cristo, que apresenta 1.118 metros de altitude. A vegetação estadual compreende o cerrado na porção leste do território (40% da área estadual), floresta Amazônica a noroeste, e pantanal a oeste (10% do território).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os principais rios do Mato Grosso são: Araguaia, Cuiabá, das Mortes, Jurema, Paraguai, São Lourenço, Teles Pires, Xingu. No que se refere ao clima, este representa-se pelo tropical.

A economia estadual está vinculada à agropecuária. Tal atividade é responsável por 28,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado; o setor de serviços, que representa 55,5% é extremamente dependente da agropecuária. O Mato Grosso é o maior produtor nacional de algodão – Dos 35 maiores produtores de algodão do país, 20 municípios são mato-grossenses. Destaca-se também a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas.

No entanto, a expansão da agropecuária, principalmente para o cultivo da soja e a criação de gado, é a grande responsável pela destruição do meio ambiente. Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no período de 2001 a 2004, foram desmatados 38 mil quilômetros quadrados de floresta Amazônica.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Mato Grosso é de 0,796, ocupando a 11° posição no ranking nacional. A taxa de alfabetização é de 89,8%; a rede de esgoto beneficia apenas 53,4% das residências; 74% das mesmas possuem água tratada.

A taxa de mortalidade infantil é a maior do Centro-Oeste – 19,2 óbitos a cada mil crianças nascidas vivas.

As principais manifestações culturais são: Cururu, Siriri, Rasqueado Cuiabano, o Boi, a Serra, a Dança de São Gonçalo, a Dança dos Mascarados, o Chorado e Congo.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Estado de Mato Grosso"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/estado-mato-grosso.htm. Acesso em 20 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola