Quebra-pedra

Biologia

PUBLICIDADE

As plantas do gênero Phyllanthus são conhecidas popularmente como quebra-pedra e também pelos nomes: erva-pombinha, saxifraga e fura-paredes. Elas nascem espontaneamente, principalmente em locais úmidos e sombreados, e possuem características que variam de acordo com a espécie. São nativas das Américas, mas ocorrem, também, na Europa. São ricas em alcaloides, flavonoides, lignanas e ácido ricinoleico.

A quebra-pedra é utilizada na medicina popular em forma de chá, feito com suas folhas e caules, de sabor amargo, atua na eliminação de cálculos, desobstruindo as vias urinárias. Tem ação purgante, sudorífera, antibiótica e diurética. Auxilia no tratamento da diabete, icterícia e hepatite B e, mais recentemente, pesquisadores concluíram que ela é capaz de estimular o sistema imunológico.

Alguns cálculos são formados por oxalato de cálcio e substâncias orgânicas: os glicosaminoglicanos. O chá desta planta impede que estas moléculas se unam aos cristais de oxalato, reduzindo e até mesmo regredindo o tamanho do cálculo. Como relaxa o sistema urinário, ajuda a expeli-lo.

Há aproximadamente 200 espécies distintas em nosso continente, sendo que, no Brasil, a mais utilizada e frequentemente encontrada é a Phyllanthus niruri, mas a Phyllanthus amarus e Phyllanthus tenellus também são consideradas.

A P. niruri possui aproximadamente 50 cm de altura, caule fino e ereto. Suas folhas são pequenas e ovais e as flores, verde-amareladas, são bem diminutas.

Apesar de ter sido utilizada desde os tempos mais remotos pelos índios brasileiros, a erva-pombinha foi patenteada por uma empresa norte-americana, a Fox Chase Cancer Center, para fabricação de fármaco para a hepatite.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Phyllanthus niruri: a espécie de quebra-pedra mais comum em nosso país
Phyllanthus niruri: a espécie de quebra-pedra mais comum em nosso país

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Quebra-pedra"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/quebrapedra.htm. Acesso em 27 de outubro de 2020.