Topo
pesquisar

Louis Pasteur

Biologia

O experimento de Louis Pasteur
O experimento de Louis Pasteur
PUBLICIDADE

Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.

No experimento, Pasteur adicionou um caldo nutritivo a um balão de vidro com gargalo alongado. Em seguida aqueceu o gargalo, imprimindo a esse um formato de tubo curvo (pescoço de cisne). Após a modelagem prosseguiu com a fervura do caldo, submetendo-o a uma temperatura até o estado estéril (ausência de micro-organismo), porém permitindo que o caldo tivesse contato com o ar.

Depois da fervura, deixando o balão em repouso por muito tempo, percebeu que o líquido permanecia estéril. Isso foi possível devido a dois fatores:

O primeiro foi consequente ao empecilho físico, causado pela sinuosidade do gargalo. O segundo ocasionado pela adesão de partículas de impureza e micro-organismos às gotículas de água formadas na superfície interna do gargalo durante a condensação do vapor, emitido pelo aquecimento e resfriado quando em repouso.

Depois de alguns dias, ao verificar a não contaminação, Pasteur quebrou o gargalo, expondo o caldo inerte aos micro-organismos suspensos no ar, favorecendo condições adequadas para a proliferação de germes.

Esse cientista além de contribuir para o fim do equívoco abiogenista, também desenvolveu, a partir da aplicação do aquecimento e resfriamento simultâneo, a técnica de pasteurização largamente utilizada para conservação dos alimentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



Em síntese, Louis Pasteur enfatizava a importância de práticas higiênicas como: ferver ou filtrar a água, lavar e armazenar adequadamente os alimentos, evitando a contaminação por bactérias patogênicas.

Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Assista às nossas videoaulas
loading...
Lista de Exercícios
Questão 1

(Fatec) Com relação à origem da vida são feitas três afirmações:

I. A ideia de que a vida surge a partir de vida preexistente é conhecida como biogênese.

II. A crença em que a vida poderia surgir a partir de água, lixo, sujeira e outros meios caracteriza a ideia de abiogênese.

III. A crença em que a vida é fruto da ação de um criador (como consta no livro "Gênesis", da Bíblia) é denominada de criacionismo.

Assinale a alternativa que classifica corretamente

cada afirmação como derrubada (+) ou não derrubada (-) por Pasteur.

a) I. (+), II. (-), III. (-).

b) I. (-), II. (+), III. (-).

c) I. (-), II. (-), III. (+).

d) I. (+), II. (+), III. (+).

e) I. (-), II. (-), III. (-).

Questão 2

A teoria da abiogênese, também chamada de teoria da geração espontânea, foi derrubada após experimentos de pesquisadores como Louis Pasteur, que realizou um trabalho considerado conclusivo para vários estudiosos. Louis Pasteur utilizou em seu experimento:

a) alguns frascos, abertos e fechados, contendo carne em seu interior.

b) um balão de vidro com gargalo alongado e caldo nutritivo em seu interior.

c) roupas sujas de suor como forma de atrair formas de vida.

d) uma mistura de metano, amônia, hidrogênio e vapor de água no interior de um balão de vidro.

e) um microscópio no qual foi possível identificar micro-organismos.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola