Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
A linhaça pode ser consumida em sobremesas
A linhaça pode ser consumida em sobremesas
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

 Da Linum usitatissimum, da família Linaceae, são retiradas as sementes. Destas estruturas chatas, pontiagudas, ovaladas e de cor amarronzada pode-se extrair um óleo. A primeira é capaz de exercer efeitos depurativo, digestivo, refrescante e auxiliar no tratamento e controle de problemas cutâneos, como a psoríase. Quanto ao óleo, recomenda-se apenas para casos mais extremos. Sobre ele há, na literatura médica, indicações de uso para diminuição de artrite reumatoide e tratamento de determinados tipos de conjuntivite.

A linhaça era utilizada, desde os mais antigos, no tratamento de ferimentos e até (pasmem) no processo de mumificação, no Egito. Ela é rica em proteína, gordura e fibras; além de ter porcentagem considerável de potássio e vitamina E (excelente antioxidante). Graças a seus fitoquímicos e ômega 3, protege contra alguns cânceres, diminuindo a concentração do mal colesterol e combatendo a osteoporose – além de reduzir as manifestações alérgicas, por harmonizar o sistema imune.

Recomenda-se a ingestão da semente moída em iogurtes, saladas, massas de pães e bolos, e em alimentos em geral. Essa pode ser utilizada, também, substituindo o óleo de algumas receitas (1/3 xícara de chá de óleo = 1 colher de sopa desta).

Uma colher de sopa por dia é o suficiente para usufruir de todas as suas vantagens. Deixá-la de molho por aproximadamente quatro horas antes de triturá-la para consumo faz com que a ingestão desta água seja uma boa aliada no tratamento e prevenção de problemas gástricos e intestinais.

Vale lembrar que, depois de triturada, deve ser ingerida - uma vez que se oxida muito rápido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Linhaça"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/linhaca.htm. Acesso em 30 de junho de 2022.

De estudante para estudante


Qual a função da célula?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Qual o animal mais perigoso do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Função logarítmica

Nesta aula vamos explicar a definição de logaritmo e como construir uma função logarítmica. Também resolveremos...

Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...