Fitocromo

Biologia

PUBLICIDADE

O fitocromo é um pigmento proteico de coloração azul-esverdeado que participa na fisiologia das plantas em resposta a fenômenos periódicos de luminosidade, responsáveis por inúmeros processos de desenvolvimento.

Essa substância, com duas formas possíveis: o fitocromo R (inativo) e o F (ativo), encontra-se dissolvida no hialoplasma das células vegetais, captando específicos comprimentos de onda, provenientes da luz solar.

Conforme o período do dia, isto é, a claridade diária, esses dois tipos de fitocromo podem se converter um no outro, reciprocamente, de acordo com a absorção do comprimento de onda que compreende a frequência da cor vermelha (longo ou curto).

Assim, durante o dia, as plantas captam o comprimento de onda vermelho curto (660nm), transformando o fitocromo R e F, como também o comprimento de onda vermelho longo (760nm), em menor escala, invertendo o fitocromo F em R.

À medida com que a variação da luminosidade diária reduz (final da tarde), as plantas passam a captar com maior intensidade o comprimento de onda vermelho longo, concentrando mais fitocromo R do que F. Essa ação de inativação se mantém no escuro (durante a noite). Portanto, a percepção dessa oscilação induz os vegetais a comportamentos orgânicos combinados ao fotoperíodo.

Anteriormente, muitos cientistas (botânicos), acreditavam que os vegetais regiam suas reações biológicas (estímulo à inflorescência) por apenas influência luminosa (na claridade).

Contudo, hoje se sabe que o controle da floração das diferentes espécies vegetais ocorre por determinação da duração do período noturno, sendo classificadas em plantas neutras, de dia curto (noite longa) e dia longo (noite curta).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

O papel do fitocromo na floração dos vegetais
O papel do fitocromo na floração dos vegetais

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Fitocromo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fitocromo.htm. Acesso em 27 de outubro de 2020.