PUBLICIDADE
O ácido abscísico é um hormônio vegetal sintetizado principalmente nas folhas, mas também em pequena concentração no caule e na coifa, atua na inibição do crescimento caulinar e radicular, na quebra da dormência de sementes e no fechamento dos estômatos quando falta água às plantas.
Nos períodos favoráveis, as gemas da planta ficam em intensa atividade, dividindo constantemente as suas células e promovendo o crescimento vegetal, enquanto nos períodos desfavoráveis as gemas permanecem em repouso, podendo ainda influenciar no transporte de produtos fotossintetizados das folhas em direção às sementes em desenvolvimento.
Já o etileno é um gás produzido em pequena quantidade em variados órgãos de um vegetal (nos nódulos foliares e fruto), em resposta ao estresse, especialmente em tecidos submetidos à senescência (processo natural de envelhecimento), no qual exerce efeito de hormônio, sendo o único hidrocarboneto com implicação evidente sobre as plantas.
Essa substância auxilia na germinação das sementes, amadurecimento dos frutos e abscisão (queda) das folhas de certas plantas.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia