Mata Atlântica e a Estação Ecológica de Jureia - Itatins

Biologia

PUBLICIDADE

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta e hoje possui menos de 9% de sua extensão original – e a Estação Ecológica de Jureia - Itatins, situada no litoral do Estado de São Paulo, é parte significativa deste bioma, que abrange os municípios: Peruíbe, Itariri, Miracatu e Iguape.

Nesta reserva há várias espécies endêmicas, ou seja: unicamente daquela região, em razão das peculiaridades de ambientes, como presença de areia das dunas, lodo do manguezal, solo com água salobra, árvores típicas de floresta de planície, matas de encosta e vegetais rasteiros das rochas, conferindo alta diversidade e riqueza de espécies.

Um animal típico desta junção de ambientes, criando paisagens peculiares, é o caranguejo, como o maria-farinha que nasce no mar, na fase larval pode viver em mangues, se aproveitando dos recursos e, adulto, reside nas praias e dunas, onde é alimento de algumas aves. Os caranguejos de mangue moram em tocas, em raízes suspensas, se alimentam de detritos animais e são alimentados pelo mão-pelada. Outros animais são o tucano-de-bico-verde, que auxilia na dispersão de sementes, mesmo nas regiões mais “esquecidas”, uma vez que se alimenta de frutos, como o palmiteiro; paca, que também auxilia na dispersão de sementes dos frutos que se alimenta, vive em regiões próximas das águas e é predada por onças-pardas. Outros animais: cachorro-do-mato, que se alimenta de pequenas aves e mamíferos e frutos; onça-pintada; onça-parda; anta; quati; paca; preguiça; bugio; tucano-de-bico-preto; gavião-pombo e jacaré-de-papo-amarelo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto às plantas, bromélias, como a caraguatá, são bastante variáveis e servem de abrigo para diversos animais, como pererecas, insetos e répteis; orquídeas; jacatirão e antúrio, só encontrada em matas de baixa altitude do Maciço da Jureia, próxima a rios e matas abertas, são alguns exemplos.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Estação Ecológica de Juréia-Itatins
Estação Ecológica de Juréia-Itatins

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Mata Atlântica e a Estação Ecológica de Jureia - Itatins"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-mata-atlantica-estacao-ecologica-jureiaitatins.htm. Acesso em 28 de outubro de 2020.

Assista às nossas videoaulas