Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Stanislao Cannizzaro

Stanislao Cannizzaro, pioneiro no desenvolvimento da teoria atômica moderna
Stanislao Cannizzaro, pioneiro no desenvolvimento da teoria atômica moderna
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Químico italiano nascido em Palermo, pioneiro no desenvolvimento da teoria atômica moderna, cujas exposições foram fundamentais para a classificação dos elementos em termos de seus pesos atômicos. Estudou em Palermo e Nápoles (1845) e neste ano iniciou os estudos de química em Pisa, como assistente de Rafaelle Piria, descobridor do ácido salicílico. Após participar da revolução siciliana (1848) foi forçado a se exilar em Marselha, de onde partiu para Paris. Durante sua permanência na capital francesa (1849-1851), trabalhou em um laboratório, manteve contato com químicos nacionais e prosseguiu suas pesquisas científicas.

Atendendo a um convite do governo piemontês (1851), retornou à Itália para ensinar química em um instituto de Alessandria, onde descobriu a reação hoje conhecida como reação de Canizzaro, de fundamental importância no estudos dos aldeídos e dos álcoois. Descobriu o álcool benzílico e a cianamida. Tornou-se professor na Universidade de Gênova (1855), onde demonstrou a importantíssima diferença entre peso atômico e peso molecular. Voltou a ensinar química mineral e orgânica na Universidade de Palermo (1861) e na Universidade de Roma (1871) e ali, no mesmo ano, foi eleito senador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por suas valiosas contribuições para o desenvolvimento da teoria atômica, a Royal Society concedeu-lhe a medalha Copley (1891). Especialista na determinação de calor específico e densidades de vapor, seus estudos para determinação dos pesos atômicos dos elementos e de compostos foram básicos para as teorias de Avogadro, e morreu em Roma. Seu trabalho contribuiu para a formação de várias gerações de químicos italianos. Suas teses despertaram a atenção do mundo científico e foram universalmente consagradas.

Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Stanislao Cannizzaro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/stanislao-cannizzaro.htm. Acesso em 03 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante