Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Rudolf Carl Virchow

Criador do conceito de Epidemiologia Social
Criador do conceito de Epidemiologia Social
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Médico patologista, arqueólogo, antropólogo e político germânico que nasceu em Schivelbein, Pomerania, Prússia, hoje Swidwin, Polônia, conhecido como o criador da patologia celular e criador do conceito de Epidemiologia Social. Formado e doutorado em medicina pela Universidade de Berlim (1843), trabalhou como residente no Charité Hospital (1843-1845) nessa cidade, onde estudou histologia patológica e descreveu um dos primeiros casos de leucemia conhecidos. Pesquisando uma epidemia de febre tifóide na Alta Silésia, contrariou a medicina oficial ao atribuir a ocorrência do problema à deficiência das condições de higiene em que viviam as camadas mais pobres da população. Passou a lecturer da universidade local (1847) e, como professor de anatomia patológica (1848-1849), foi demitido acusado de atividades revolucionárias contra o governo prussiano.

Convidado para a escola de medicina de Würzburg, para ocupar a cátedra de anatomia patológica, ali desenvolveu brilhante trabalho docente, ao mesmo tempo que empreendeu pesquisas em que investigava as causas das doenças, com ênfase na reprodução celular. Retornou a Berlim (1856) e assumiu como professor, criando a cátedra de anatomia patológica, e fundou e dirigiu o instituto patológico da universidade, o Instituto e Museu Patológico de Berlim, onde trabalhou durante o resto da vida, dedicou grande parte de seu tempo à melhoria da saúde comunitária, nessa cidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foi o primeiro a demonstrar que células doentes derivavam da células saudáveis de tecido normal, contudo, não aceitou a teoria de Louis Pasteur (1822-1895) de que as doenças seriam provocadas por germes. Com a idéia de que toda célula deriva de outra célula, afirmou que as doenças se transmitiam não entre órgãos e tecidos, mas principalmente através de suas células individuais. Também foi atuante nos campos da bacteriologia e da antropologia e, atraído pela arqueologia, viajou com Heinrich Schliemann (1822-1890) , descobridor de Tróia, ao sítio onde existiu essa cidade. Tornou-se mundialmente conhecido por seu texto Cellular Pathology as Based on Histology (1850, trans. 1860).

Também realizou extensivas pesquisas nos campos da arqueologia e antropologia, produzindo numerosos escritos, entre eles Crania Ethnica Americana (1892). Membro de várias sociedades científicas também escreveu sobre questões políticas e sociais. Na política elegeu-se (1859) para a câmara berlinense e para o Parlamento prussiano, e foi influente na política alemã (1880-1893) quando, como um Liberal do partido Reichstag, fez sistemática oposição ao chanceler Otto von Bismarck (1815-1898) e morreu em Berlim.

The VIRTUAL LABORATORY / MAX PLANCK INSTITUTE

Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Rudolf Carl Virchow"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/rudolf-carl-virchow.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante