Topo
pesquisar

Robert Stephenson Smyth

Biografia

PUBLICIDADE

Soldado britânico nascido em Londres, sexto filho de um eclesiástico de Oxford, fundador do Escotismo (1908) e com sua irmã Agnes (1858 - 1945) das Girl Guides, as bandeirantes (1910). Escreveu muitos livros e artigos para escoteiros e também sobre campanhas de guerra, e tornou-se um MP (1847). Sexto dos sete filho de um eclesiástico, professor em Oxford, ficou órfão de pai aos três anos de idade. Criado pela mãe, fez seus estudos em uma escola pública chamada Charterhouse em Londres, onde era muito popular e querido por todos, colegas e professores, e desde sua infância demonstrava grande seu amor pela aventura e pela natureza. Terminou seus estudos secundários (1876) e ingressou no exército, onde tornou-se oficial de carreira e viajou muito, especialmente África e América do Norte.

Esteve na Guerra do Transval (1899) comandando com sucesso e popularidade a jovem guarnição de defesa da estratégica cidade de Mafeking. O desempenho dos jovens no desempenho de suas tarefas, seus exemplos de educação, lealdade, coragem e responsabilidade, fomentaram no seu comandante os primeiros ideais do Escotismo. Promovido ao posto de Major-General, lançou seu livro Aids to Scouting que continha ensinamentos sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens. Inicialmente dirigido para exploradores do exército, fez tanto sucesso que o autor reescreveu uma versão especial para o público jovem. Durante uma viagem pelo interior da Inglaterra, viu alguns meninos usando em suas brincadeiras um livro que ele havia escrito.

Conversando com seus amigos, entusiasmou-se e resolveu realizar (1907), na ilha de Brownsea, um acampamento com 20 rapazes de 12 a 16 anos, onde ensinou uma porção de coisas importantes: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta. Devido aos bons resultados desse acampamento, começou a escrever o livro Escotismo para Rapazes, que inicialmente foi publicado em seis fascículos quinzenais e vendidos nas bancas de jornais. Os jovens ingleses entusiasmaram-se tanto com o seu livro que ele resolveu organizar e fundar o Movimento Escoteiro (1908). Rapidamente o escotismo se espalha por vários países do mundo. Dois anos depois já eram 123 mil escoteiros espalhados nas nações que faziam parte do Império Britânico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O seu criador resolveu, então, se afastar definitivamente do exército (1910) para se dedicar exclusivamente ao Movimento Escoteiro. No Brasil o escotismo foi fundado inicialmente na cidade do Rio de Janeiro (1910), introduzido no Brasil por intermédio dos marinheiros e oficiais da Marinha, que trouxeram consigo uniformes escoteiros e o interesse de semear o movimento escoteiro no Brasil. No dia 14 de junho foi oficialmente fundado na hoje capital fluminense, o Centro de Boys Scouts do Brasil. Quatro anos depois da fundação do movimento (1912), ano em que ele casou com Olave St. Clair Soames, a Coroa Inglesa reconheceu a utilidade dessa organização, que prestou relevantes serviços ao país durante as duas guerras mundiais, colaborando nos esforços de mobilização e assistência.

O primeiro acampamento internacional que os escoteiros chamam de Jamboree, foi realizado na Inglaterra (1920), com a participação de 20 mil jovens presentes, representando 32 países, que o aclamaram Chefe Escoteiro Mundial. Viajou pelo mundo juntamente coma a esposa, fundando associações escoteiras e bandeirantes em vários países, até que se retirou por motivo de saúde (1938) para sua pequena propriedade, rodeada de natureza e que puseram o nome de paxtu ou paz para dois, próximo à cidade de Nairóbi, no Quênia.

Ali, na companhia de sua esposa e fiel secretária Olave, passou o resto de sua vida dividindo seu tempo entre a pintura, suas numerosas correspondências e as visitas de seus amigos, até que faleceu em Nyeri, Kenya, na madrugada de 08 de janeiro (1941), aos 83 anos, enquanto dormia, e foi enterrado no mesmo lugar em que viveu seus últimos anos. Atualmente existem mais de 30 milhões de escoteiros em todo o mundo. A modalidade do Escotismo do Ar, ao contrário das outras duas modalidades convencionais, Básica e do Mar, teve suas origens aqui no Brasil, sendo seu principal idealizador e incentivador o Major-Brigadeiro Godofredo Vidal.

Figura copiada do site da PINE TREE WEB
http://www.pinetreeweb.com/

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem R - Biografia - Brasil Escola

Robert Stephenson Smyth, desenvolveu os primeiros ideais do escotismo
Robert Stephenson Smyth, desenvolveu os primeiros ideais do escotismo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Robert Stephenson Smyth"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/robert-stephenson-smyth.htm. Acesso em 22 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola