Topo
pesquisar

Regiomontanus

Biografia

PUBLICIDADE

Matemático e astrônomo alemão, natural de Königsberg (= montanha do rei, em latim Regiomontanus) que, além de estabelecer o estudo da álgebra e da geometria na Alemanha, reativou o estudo da astronomia na Renascença. Estudou nas universidades de Leipzig e Viena onde se aprofundou em matemática e astronomia.

Em Roma estudou grego e filosofia e passou a traduzir livros científicos da antiguidade. De volta à Alemanha criou uma empresa de impressão e um observatório em Nuremberg, a fim de estimular a ciência e a literatura. Voltando à Roma a convite do papa Sixto IV, morreu repentinamente, aparentemente morto por envenenamento, visto que era um crítico veemente de determinadas correntes do pensamento eclesiástico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eminente matemático, talvez o mais influente do século XV, começou a publicar De triangulis omnimodis (1464), um notável tratado sobre trigonometria que marcou o renascimento deste ramo da matemática na Europa, que só seria impresso definitivamente na década seguinte (1533). Em Tabulae directionum (1490), deu ênfase a função tangente, assunto tratado com deficiência na obra anterior. Em Epítome do Almagesto deu ênfase as partes matemáticas da memorável obra de Ptolomeu.

Figura copiada do site TURNBULL WWW SERVER:
http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem R - Biografia - Brasil Escola

Regiomontanus, matemático e astrônomo
Regiomontanus, matemático e astrônomo
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola