Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ralph Waldo Emerson

Criador do movimento transcendentalismo
Criador do movimento transcendentalismo
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Pensador, ensaísta, poeta, conferencista, filósofo e orador norte-americano nascido em Boston, Massachusetts, fundador do transcendentalismo, movimento ideológico que exerceu notável influência na formação da identidade cultural de seu país e que lhe trouxe grande prestígio internacional.

O início de sua vida foi marcado pela pobreza, pela frustração e pela doença. Órfão ainda criança de um pastor da Igreja Unitária, foi educado em Harvard e tornou-se pastor (1829). Após se casar, foi nomeado ministro da Segunda Igreja Unitária de Boston (1829), porém enviuvou dois anos depois, o que lhe provocou uma crise espiritual e o levou a deixar a igreja (1832). A seguir, viajou durante um ano pela Europa, esteve na Inglaterra e conheceu os pensadores britânicos William Wordsworth, Samuel Taylor Coleridge e Thomas Carlyle, o que o levou a iniciar sua própria filosofia idealista.

Ao voltar, iniciou sua carreira como escritor e conferencista e, novamente casado (1835), criou um grupo que se reunia no Transcendental Club, o que deu origem ao nome do movimento, o transcendentalismo. As fontes do seu pensamento podiam ser identificadas em muitos movimentos intelectuais como o latinismo, neoplatonismo, puritanismo, poesia do Renascimento, misticismo, idealismo, ceticismo e romantismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reuniu elementos do passado e deu-lhes forma literária, exercendo importante influência nas obras de vários autores norte americanos, como Henry David Thoreau, Herman Melville, Walt Whitman, Emily Dickinson, Henry James e Robert Frost. Seus livros mais famosos foram Nature (1836), o primeiro deles e muito bem recebido sobretudo pela juventude de seu tempo, Essays (1841/1844), Poems (1846) e Em The Conduct of Life (1860).

Os dois volumes de poesia que apareceram durante sua vida, Poemas (1846) e Dia de maio (1867) contêm alguns dos melhores versos da poesia norte-americana do séc. XIX. Após nova permanência na Europa, aposentou-se (1873) e retirou-se para sua casa de campo de Concord, Massachusetts, onde faleceu.

Figura copiada do site dos TRANSCENDENTALISTS

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Ralph Waldo Emerson"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/ralph-waldo-emerson.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante