Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Paulo Estevão de Berredo Carneiro

Paulo Estevão de Berredo Carneiro é conhecido por sua dedicação ao positivismo de Auguste Comte
Paulo Estevão de Berredo Carneiro é conhecido por sua dedicação ao positivismo de Auguste Comte
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Bioquímico brasileiro nascido no Rio de Janeiro, RJ, que consagrou sua vida a uma produção intelectual e científica de rara grandeza e profundidade, condizente com sua enorme consciência moral e preocupação humanitária, e conhecido por sua dedicação ao positivismo de Auguste Comte.

Formado em bioquímica, doutorou-se em química pelo Instituto Pasteur, Universidade de Paris (1931) e tornou-se livre-docente de química geral da Escola Politécnica do Rio e chefe do laboratório de química vegetal e animal do Instituto Nacional de Tecnologia (1933). Foi nomeado secretário da Agricultura, Indústria e Comércio de Pernambuco (1935) e realizou pesquisas sobre o curare no Instituto Pasteur, em Paris (1936-1941).

Delegado do Brasil à primeira Assembléia Geral das Nações Unidas, em Londres (1946), participou da criação e exerceu a função de embaixador do Brasil junto à UNESCO (1946-1958), dedicando-se intensamente às suas causas e projetos, especialmente na salvaguarda do patrimônio cultural e científico da humanidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conhecido por sua dedicação ao positivismo do filósofo francês Auguste Comte, em decorrência de seu grande interesse e estudo sobre o positivismo e sobre seu fundador, criou (1954) a Associação Internacional La Maison d'Auguste Comte, com sede no apartamento da rua Monsieur Le Prince, onde esse filósofo morou. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (1971), ocupando a cadeira nº 36. Publicou muitos trabalhos científicos e o livro Vers un nouvel humanisme (1970) e morreu no Rio de Janeiro.

Entre as diversas atuações profissionais, destacou-se como o criador do Comitê de Convenções e Recomendações, órgão de defesa da liberdade de intelectuais e cientistas, e foi o idealizador do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica (1950), projeto que foi arquivado por razões políticas.

Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Paulo Estevão de Berredo Carneiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/paulo-estevao.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante