Topo
pesquisar

Louis de Broglie

Biografia

PUBLICIDADE

Físico e professor francês, nascido em Dieppe, príncipe e depois sétimo duque de Broglie, que estabeleceu uma correspondência entre onda e partícula e formulou a mecânica ondulatória. Descendente de família aristocrática de ricos e nobres italianos de Piemonte, radicados na França (1640), de ilustres militares, políticos e diplomatas, formou-se em Licenciatura em História (1910) e logo depois cursou um ano de Direito.

Mas a grande repercussão que alcançavam na época as grandes transformações na Física, fez com que seguisse seu irmão Maurice Broglie (1875-1960), 17 anos mais velho, que rompera com essa tradição familiar e dedicara-se a física. Maurice incentivou-o a ler os trabalhos de Jules Henri Poincaré (1854-1912), que tratavam da aplicação da análise matemática aos problemas da astronomia e a certos fenômenos físicos do mundo macroscópico.

Com o irmão como secretário do 1º Congresso Solvay (1911), que contou com a presença dos maiores especialistas em física de todo o mundo, ele também teve a rara oportunidade de ler as cópias recém-impressas dos últimos trabalhos e estudos de Max Karl Ernst Ludwig Planck (1858-1947) e Albert Einstein (1879-1955) e tomar, então, conhecimento das primeiras teorias quânticas e relativísticas. Estes trabalhos iniciais demonstravam a insuficiência das teorias clássicas para a explicação de novos fenômenos descobertos e a necessidade de introduzir o conceito de quantum de luz. Seu entusiasmo foi tão grande que se decidiu imediatamente pela carreira de físico, largando seus estudos de história.

Assim, estimulado por estes novos conceitos, procurou avidamente uma base racional para essa nova maneira de estudar a luz. Licenciado em ciências físicas, durante a Primeira Guerra Mundial foi engajado e passou a trabalhar no serviço de radiotelegrafia do exército francês, período em que aprimorou seus estudos sobre o eletromagnetismo. Após a primeira Guerra Mundial continuou trabalhando em física teórica no laboratório do irmão Maurice, na pesquisa da estrutura da matéria, utilizando raios X. Nestas condições, conseguiu amadurecer as idéias revolucionárias que seriam expostas em sua tese de doutoramento.

Defendeu sua tese de doutorado na Sorbonne, Recherches sur la théorie des quanta (1924), resultado de uma pesquisa sobre a teoria dos quanta, formulação que marcou o surgimento da mecânica ondulatória, o movimento ondulatório das partículas, associando os princípios da mecânica clássica aos da óptica e, assim, possibilitando a invenção do microscópio eletrônico (1927). Para formular sua teoria, ele fez a seguinte analogia: se a natureza havia demonstrado ser essencialmente simétrica, por exemplo, existindo cargas positivas e negativas, frio e calor etc e, além disso, o universo observável era composto inteiramente de matéria e energia, como luz, raios cósmicos etc, e se a luz tinha um comportamento ao mesmo tempo de onda e de partícula, talvez o mesmo acontecesse com a matéria. Fisicamente sua teoria associava a qualquer partícula em movimento um comprimento de onda dado pela expressão l= h / mv, onde aparece a constante de Planck h, a massa da partícula m e sua velocidade escalar v.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Recebida inicialmente com reservas, a prova experimental da teoria ondulatória da matéria seria feita quatro anos após a publicação de sua tese de doutoramento, através da experiência decisiva dos físicos americanos Clinton Joseph Davisson (1881-1958), também um Nobel (1937), e Lester Halbert Germer (1896-1971). Nomeado professor (1928) do Instituto Henri Poincaré, Universidade de Sorbonne, Paris, ganhou o Prêmio Nobel de Física (1929) pela descoberta do comportamento ondulatório dos elétrons, tornando-se, aos 37 anos de idade, um dos mais jovens membros da galeria dos prêmios Nobel.

Ganhou o Prêmio Kalinga, concedido pela UNESCO (1952). Admitido como Membro da Academia de Ciências (1933) e da Academia Francesa de Letras por seu talento como escritor (1944), também publicou importantes trabalhos sobre física teórica, história e filosofia das ciências, como Introduction à l'étude de la mécanique ondulatoire (1930), traduzidos para o inglês como An Introduction to the Study of Wave Mechanics (1930), Revolution in Physics (tr. 1953) e Non-Linear Wave Mechanics (tr. 1960) e Certitudes et incertitudes de la science (1966) e morreu em Paris.

Figuras copiadas do site TURNBULL WWW SERVER:
http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem R - Biografia - Brasil Escola

Louis de Broglie, físico francês que formulou a mecânica ondulatória
Louis de Broglie, físico francês que formulou a mecânica ondulatória
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola