Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

François Magendie

François Magendie, pai da fisiologia experimental
François Magendie, pai da fisiologia experimental
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Experimentador francês em fisiologia, farmacologia e patologia nascido em Bordeaux, conhecido como o pai da fisiologia experimental e que distinguiu as funções sensoriais e motoras dos nervos espinais. Estudou anatomia e medicina no Collège de France, em Paris, e obteve o doutorado (1808) com a tese Essai sur les usages du voile de palais avec quelques propositions sur la fracture du cartilage des côtes, e dedicou o resto de sua vida a experimentar e dissertar como professor de anatomia e fisiologia na Faculdade de Medicina, em Paris. Pesquisou o funcionamento das veias e artérias e e a aplicação de várias drogas no tratamento médico.

Seus estudos pioneiros sobre os efeitos de drogas em várias partes do corpo, conduziram à introdução científica na prática médica do efeito de substâncias como a estriquinina, a morfina, quinina e outros alcalóides. Com Pierre Joseph Pelletier (1788-1842) ele isolou a emetina (1817). Confirmou (1822) a teoria do anatomista escocês Sir Charles Bell (1774-1842) de que as raízes anteriores dos nervos espinhais são motoras, enquanto que as raízes posteriores servem para transmitir impulsos sensoriais (1811), teoria que ficou conhecida por lei Bell-Magendie. Depois deu as primeiras descrições que se conhecem sobre o fluido cerebroespinal (1825). Por seus estudos sobre os alcalóides também é chamado por alguns como o pai do farmacologia experimental.

Publicou Précis élémentaire de physiologie (1817), o primeiro livro de ensino de fisiologia moderno, no qual ele demonstrou a importância de comidas de nitrogenosas, as proteínas, na dieta de mamíferos. A tradução inglesa foi publicada em Baltimore (1822). Morreu no 7 de outubro (1855), em Sannois, Département Seine-et-Oise. Além dos muitos artigos científicos também publicou outros livros importantes como Mémoire sur le vomissement (1813), Mémoire sur l'usage de l'epiglotte dans la déglutition (1813), Précis élémentaire de physiologie (1816-1817), em 2 volumes, Recherches physiologiques et médicales sur les causes, les symptomes et le traitement de la gravelle etc. (1818) e Anatomie des systèmes nerveux des animaux à vertèbres, appliquée à la physiologie et à la zoologie (1825) com Louis-Antoine Desmoulins (1794-1828)

The VIRTUAL LABORATORY / MAX PLANCK INSTITUTE

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "François Magendie"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/francois-magendie.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante