Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Angiolo Poliziano

Angiolo Poliziano, poeta italiano
Angiolo Poliziano, poeta italiano
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Poeta italiano nascido em Montepulciano, considerado o primeiro classicista da literatura européia, definido como o Principe degli Umanisti, criou uma poesia pastoral de influência greco-romanatípica do período Quattrocento (1400-1499) do Renascimento. É considerado florentino, pois niciou seus primeiros estudos em Florença onde descobriu uma notável facilidade para compor versos em latim e grego e viveu nessa cidade. Iniciou a tradução, em versos latinos, do segundo livro da Ilíada com apenas 16 anos. Mereceu a atenção de Lourenço de Medici o Magnífico, que deu-lhea proteção e o encarregou da educação de seus filhos (1473).

Apesar de seu interesse em literatura clássica, tornou-se mais conhecido pelas obras em italiano, escritas por encomenda de seu protetor para celebrar eventos. O assassinato de Giuliano de' Medici (1478) pelos membros da família Pazzi o colocou em grandes dificuldades e desse episódo publicou Pactianae coniurationis commentarium, seu primeiro trabalho publicado. Continuou escrevendo profusamente e tornou-se um dos pioneiros da filologia clássica moderna, pelos ensaios de filologia e crítica reunidos no volume Miscellaneorum centuria prima (1489). Outra obra importante foi Panepistemon (1491), mas a considerada sua obra-prima foi a composição Stanze per la giostra di Giuliano de' Medici (1475), um trabalho sob encomenda de Lourenço para comemorar o feito de seu imão, Giulio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Morreu aos 40 anos, em Florença, e durante muitos séculos, sua obra não teve o devido reconhecimento, em parte devido ao julgamento desfavorável de De Sanctis, mas foi redescoberta nos tempos modernos.
OBS.: Do ponto de vista artístico, o Renascimento foi um movimento cultural cuja principal característica foi o surgimento da ilusão de profundidade nas obras.

Em termos gerais, por definição o Renascimento foi um movimento artístico, científico e literário que floresceu na Europa no período correspondente entre à Baixa Idade Média e o início da Idade Moderna, do século XIII ao XVI, com o berço na Itália e tendo em Florença e Roma como seus dois centros mais importantes. Sua principal característica foi o surgimento da ilusão de profundidade nas obras e, cronologicamente, pode ser dividido em quatro períodos: Duocento (1200-1299), Trecento (1300-1399), Quattrocento (1400-1499) e Cinquecento (1500-1599).

Figura copiada da NEW HOME FLORENTINE / U.I.U.C
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Angiolo Poliziano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/angiolo-poliziano.htm. Acesso em 03 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante